Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

OAB de Dracena

OAB-Dracena: Eleitor promete terreno em troca de vitória de candidato.

Por 

Um terreno de 10 mil metros quadrados é o brinde oferecido aos advogados de Dracena (SP) caso o advogado João Dias seja eleito novo presidente da 49ª Subseção da OAB. Se o candidato perder, nada feito.

A promessa foi feita pelo advogado Georg Manfred Platzeck, aliado de Dias, mas que não compõe a chapa. O objetivo seria construir a sede de lazer da entidade.

O "termo de compromisso de doação de área" assinado por Platzeck foi afixado no quadro de avisos da sede da Subsecção. João Dias é o atual tesoureiro da OAB de Dracena, presidida por Mario Alves.

Alves enviou mensagem à revista Consultor Jurídico declarando que "na condição de presidente não manifesta apoio a qualquer das candidaturas local (sic)".

O outro candidato ao comando da Subseção, Sebastião Gomes de Carvalho Neto, pediu a instauração de processo administrativo para apurar o fato.

O presidente da Comissão Eleitoral da OAB paulista, Raif Kurban, decidiu que como Platzeck não integra a chapa, pode oferecer o que quiser. "Não vamos interferir. Se formos detonar uma chapa por causa de atitude de terceiros, estaremos agindo levianamente", afirmou à revista Consultor Jurídico. "E o advogado tem que ter discernimento na hora de votar", completou.

Foi interposto um recurso e o processo será levado ao Conselho da Seccional paulista.

Leia a íntegra do despacho de Raif Kurban:

"Se o advogado Georg Manfred Platzeck não integra a chapa do Dr. João Dias, sua atitude, ainda que passível de estranheza, não pode afetas a chapa que lhe é simpática.

Ademais, seria precipitado julgar que uma classe esclarecida, como deve ser a dos Advogados, seja passível de se corromper.

Aguarde-se o curso da eleição. Se houver problema, o E. Conselho saberá resolvê-lo.

São Paulo, 17.XI.03

Raif Kurban"

Laura Diniz é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 20 de novembro de 2003, 18h49

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 28/11/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.