Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Solução encontrada

Justiça remaneja 350 mil eleitores para diminuir filas em eleições

A partir da próxima terça-feira (11/11), a Justiça Eleitoral de São Paulo promoverá uma campanha para reduzir o número de eleitores nas seções eleitorais da capital. O objetivo é evitar filas no próximo pleito. O remanejamento será feito nas seções que têm mais de 500 inscritos e vai atingir 350 mil pessoas.

O eleitor que receber o telegrama da Justiça Eleitoral deverá comparecer ao cartório eleitoral onde está inscrito, das 12 às 18 horas, para escolher um novo local de votação dentre as escolas disponíveis da respectiva região que tenham seções com menos de 400 eleitores.

É imprescindível que o eleitor compareça ao cartório munido do título, uma vez que o mesmo será trocado por um novo documento. Atualmente, a emissão de título na Capital é feita na hora.

Comparecimento obrigatório

Quem demorar a atender o chamado da Justiça Eleitoral, terá menos opções de escolha dentre os locais de votação disponíveis, perdendo a oportunidade de votar em seções com menos eleitores, em local próximo de sua residência. Receberá o telegrama da Justiça Eleitoral aquele eleitor, pertencente à seção eleitoral com mais de 500 inscritos, cuja inscrição ou transferência tenha sido realizada há pelo menos um ano.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo tem promovido ações para diminuir o tamanho das seções eleitorais desde as eleições de 2002, quando ocorreram muitas filas para a votação. Em novembro de 2002, o presidente do TRE, desembargador José Cardinale, determinou que as seções com mais de 400 pessoas não receberiam novos eleitores e que as novas seções teriam lotação máxima de 400 inscritos.

Outras informações sobre o remanejamento podem ser obtidas na Central de Atendimento do Eleitor (11-3277-1033) ou pelo telefone do respectivo cartório eleitoral. (TRE-SP)

Revista Consultor Jurídico, 6 de novembro de 2003, 14h02

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/11/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.