Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

11 de agosto

Deputado Marcelo Ortiz quer instituir o "Dia do Advogado".

O deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) propôs, na semana passada, que o dia 11 de agosto seja instituído oficialmente como o "Dia do Advogado".

Segundo ele, a instituição da data comemorativa "é anseio antigo desta nobre classe profissional" e deve ser feita para "prestar justo reconhecimento" aos profissionais do Direito.

Leia o projeto:

PROJETO DE LEI Nº 2392, DE 2003

(Do Sr. MARCELO ORTIZ)

Institui o Dia do Advogado.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º É instituído o dia 11 de agosto como "Dia do Advogado".

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

A instituição do "Dia do Advogado" é anseio antigo desta nobre classe profissional, essencial à administração da Justiça, ao lado notadamente de Defensores públicos e membros do Ministério público.

Já no distante ano de 1955 foi apresentado nesta Casa Legislativa, pelo Deputado MARTINS RODRIGUES, Projeto de lei neste sentido, o que veio a se repetir em 1965, desta vez por iniciativa da Comissão de Constituição e Justiça. Mais recentemente, o Deputado FLÁVIO BIERRENBACH teve semelhante iniciativa (em 1986). Finalmente, na Legislatura passada foi apresentado no Senado Federal Projeto de lei - PLS nº 529/99, de autoria do Senador CASILDO MALDANER, com igual escopo.

O dia 11 de agosto é, por sua vez, o mais indicado, pois marca a fundação dos cursos jurídicos no país.

Assim, por prestar justo reconhecimento à nobre classe dos Advogados, contamos com a colaboração de nossos pares para aprovar o presente Projeto de lei.

Sala das Sessões, em 30 de outubro de 2003.

Deputado MARCELO ORTIZ (PV-SP)

Revista Consultor Jurídico, 3 de novembro de 2003, 15h59

Comentários de leitores

3 comentários

Senhor Empresário - Administrador O dia 11 ...

Marcelo Ortiz ()

Senhor Empresário - Administrador O dia 11 de agosto é o Dia da Justiça, da qual fazem parte os Juízes, Promotores, Serventuários da Justiça e Advogados, conceituando a chamada família Forense. Simpatia não se compra, principalmente da "categoria" pois o exercício do direito é uma arte, sem as características comerciais emprestadas por Vossa Senhoria. Respeito da classe se obtem mediante um procedimento correto durante 43 anos de exercício profissional, ocupando cargos eletivos e de extrema confiança junto à Nobre Classe dos Advogados como o de Presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil que para compor tal Sodalício o advogado deve ter no mínimo 15 anos de advocacia de ilibada conduta e alto saber jurídico. É importante, ainda que Vossa Senhoria saiba que ao deputado cumpre o atendimento ao povo e é esta a função que cumpro. Marcelo Ortiz (PV-SP) Deputado Federal

Sr. Marcelo, o dia do advogado é todo dia. Sem ...

Paulo Trevisani (Advogado Assalariado - Previdenciária)

Sr. Marcelo, o dia do advogado é todo dia. Sem os advogados não existe justiça. Nossa indispensabilidade está inserida na CF. Já o tradicionalíssimo dia do advogado 11 de agosto, não é o mais indicado e sim o mais original, o mais verdadeiro. Este anseio, pelo menos de minha parte, nunca existiu. Desculpe deputado a franqueza, mas isto é pura demagogia. Foi apenas uma brecha no rol das comendas.

Para mim dia 11 de agosto sempre foi Dia do Adv...

Rodrigo Laranjo ()

Para mim dia 11 de agosto sempre foi Dia do Advogado. Aliás, creio que para todos. O ilustre deputado está na verdade comprando a simpatia da categoria com uma assinatura em uma folha de papel. Uma lei que não vai mudar em nada nossas vidas. Amigos advogados, não se comovam com tal fato, o dia 11 de agosto sempre foi de vocês. Este "reconhecimento" é na verdade uma artimanha política. É a velha história, de um filho bonito todo mundo quer ser pai... www.wibs.com.br

Comentários encerrados em 11/11/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.