O Tribunal de Justiça de São Paulo livrou o Jornal de Jundiaí de pagar R$ 240 mil -- mil salário mínimos -- para o juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira por danos morais. O advogado Aderbal da Cunha Bergo, que representa o juiz, informou que vai entrar com embargos de declaração no TJ paulista.
O juiz não gostou de notícias veiculadas no jornal sobre adoções internacionais na década de 90. Em primeira instância, o pedido de indenização por danos morais em ação contra a Lauda Editora Consultoria e Comunicações LTDA -- que edita o jornal -- foi atendido.
O Jornal de Jundiaí, representado pelo advogado Afonso André Piccazio, recorreu ao TJ de São Paulo. O advogado argumentou que "o jornal não emitiu nenhum juízo de valor sobre o juiz".
A Décima Câmara de Direito Privado do TJ paulista reverteu a decisão este mês. "Os desembargadores analisaram corretamente a questão tanto do ponto de vista jurídico quanto do ponto de vista jornalístico", afirmou Piccazio.
Segundo o advogado de Beethoven, o acórdão do TJ paulista contraria o entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. "Os desembargadores entenderam que o jornal se limitou a reproduzir notícias. O jornal fez uma campanha sensacionalista contra o juiz e nada ficou provado contra ele", ressaltou. Ele disse que o acórdão fere dispositivos da Lei de Imprensa, da Constituição Federal e do Código Civil e "será revertido".
O juiz entrou com várias ações contra a imprensa. De acordo com Bergo, por enquanto, há somente uma decisão definitiva que condena o Jornal do Brasil.
Processo nº 140.957.4/3-00
Comentários de leitores
1 comentário
Marco Colagrossi ()
Li o comentário do sr.Carlos Junior e a conclusão é simples. O sr. Junior nunca soube nada sobre jundiaí e está completamente por fora dos problemas que envolveram o juiz em nossa cidade. O senhor como professor devia tomar mais informações sobre o que vai comentar e depois tornar publico . Estou a disposição para saber mais sobre o assunto.
Comentários encerrados em 08/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.