Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Caso Banestado

PF quer que jornalistas revelem fontes do caso Banestado

Por 

A Polícia Federal de Brasília tem um novo foco no caso Banestado: os jornalistas. Os acusados de lavagem de dinheiro (US$ 30 bilhões) em Foz do Iguaçu e os treze doleiros identificados até agora não foram intimados. Os doleiros são acusados de lavar US$ 4 bilhões. Jornalistas já receberam intimações para prestar esclarecimentos sobre o vazamento de informações do inquérito.

A PF quer que os repórteres da Folha de S. Paulo, Rubens Valente e Andréa Michael, e os editores da sucursal da IstoÉ em Brasília, Amaury Ribeiro Júnior e Sônia Filgueiras, revelem as fontes do caso Banestado na série de reportagens publicadas.

"A Polícia Federal quer tumultuar. Está mais interessada em perseguir jornalistas que estão trabalhando que apurar o desvio de dinheiro", afirmou Amaury. Segundo ele, "a atitude da PF é perda de tempo e mostra sua incompetência". O jornalista disse que "até mesmo para parte da imprensa não interessa apurar o caso Banestado".

Os jornalistas intimados pela PF devem prestar depoimentos no mês de agosto. Até o momento, apenas Amaury ainda não foi intimado. Mas já soube informalmente que também será chamado para dar explicações para a PF.

O advogado Lourival J. Santos, especialista em Lei de Imprensa, lembrou que os jornalistas não são obrigados a revelar suas fontes. O direito é garantido pela Constituição Federal e pela Lei de Imprensa. De acordo com ele, basta os profissionais reafirmarem o conteúdo das reportagens durante o depoimento sem apontar as fontes.

A Polícia Federal afirma que o delegado que preside o inquérito em Brasília, Daniel de Oliveira Santos, está em férias. Procurada pela revista Consultor Jurídico, a coordenadora-geral de repressão ao crime organizado e de inquéritos especiais da Polícia Federal, Neide Alves Almeida Alvarenga, não quis comentar o assunto.

 é editora da revista Consultor Jurídico e colunista da revista Exame PME.

Revista Consultor Jurídico, 16 de julho de 2003, 17h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/07/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.