A senadora Heloísa Helena (PT-AL) afirmou discordar da proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de unificar e equiparar as regras de aposentadoria dos setores público e privado. Por executar "tarefas exclusivas e únicas do aparelho de Estado", a senadora petista afirma que o funcionalismo público "merece e deve ser tratado de forma diferenciada".
Apesar de a Previdência Social apresentar um déficit em suas contas de quase R$ 70 bilhões ao ano, conforme publicação na mídia, Heloísa Helena contesta a avaliação do governo de que o regime previdenciário do setor público seria o grande responsável por esse desequilíbrio financeiro. As declarações da senadora foram feitas à Rádio Senado.
A maioria das críticas feitas ao atual regime previdenciário dirige-se ao fato de o servidor público se aposentar recebendo salário integral, enquanto quem se aposenta pela iniciativa privada pode receber, no máximo, R$ 1.561,56. O governo atual vem defendendo a equiparação das regras nos dois regimes e quer enviar uma proposta de reforma nesse sentido ao Congresso ainda neste semestre.
Fonte: Agência Senado
Comentários de leitores
0 comentários
Comentários encerrados em 04/02/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.