A Comissão de Direitos Humanos faz amanhã (12/2) a primeira reunião do Conselho de Acompanhamento da Mídia para dar parecer sobre programas de TV aberta considerados de má qualidade e ofensivos à cidadania e aos direitos humanos. O encontro será realizado no Plenário 15, das 9h30 às 18 horas.
O conselho integra a campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", lançada pela Comissão de Direitos Humanos em novembro do ano passado. Desde então, a comissão tem recebido via Internet, ou pelo 0800 de atendimento ao cidadão da Câmara, críticas e denúncias contra programas televisivos. Os campeões são o Programa do Ratinho, do SBT; Eu vi na TV, apresentado por João Kleber na Rede TV; e Programa do Sérgio Mallandro, também na Rede TV. Eles devem ser os primeiros a receber parecer dos conselheiros.
O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, informa que a campanha vai divulgar os nomes dos programas considerados como "baixaria" e estimular as pessoas a não comprarem os produtos dos patrocinadores de tais programas. O Conselho de Acompanhamento da Mídia, diz o deputado, também pretende conversar com os produtores e patrocinadores dos programas, mostrando onde há desrespeito aos direitos humanos. Caso não haja mudança, deverá ser feita uma ampla campanha para que as pessoas deixem de assistir aos programas.
Também a partir do dia 12, estará disponível aos cidadãos o site da campanha. Será um espaço para sugestões, críticas e denúncias. O internauta também poderá conhecer as leis nacionais e internacionais que regulam o setor, ler artigos de opinião, resultados de pesquisas e acessar outros sites relacionados a direitos humanos, ética, cidadania e mídia.
Fonte: Agência Câmara.
Comentários de leitores
0 comentários
Comentários encerrados em 19/02/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.