Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Julgamentos históricos

TV exibe programa sobre MS de Café Filho para reassumir Presidência

A TV Justiça exibe nesta quarta-feira (17/12), às 21h, o terceiro programa da série Julgamentos históricos. O novo episódio aborda a história do presidente Café Filho e o Movimento de 11 de novembro de 1955. O programa vai exibir, com recursos de encenação, a história da sessão de julgamento do mandado de segurança impetrado por Café Filho reivindicando seu direito de reassumir a Presidência da República depois da licença médica que tirara devido a um distúrbio cardiovascular.

A época retratada no julgamento é conturbada: com o suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 54, assume o vice-presidente João Café Filho. Convocadas eleições, elas são vencidas por Juscelino Kubitschek e João Goulart, seu vice. Correm no país murmúrios de um golpe para impedir a posse dos eleitos. O ministro da Guerra, general Teixeira Lott, e o Congresso Nacional tomam medidas que impedem o retorno de Café Filho à presidência por ser suspeito de envolvimento na conspiração. Instala-se o Estado de Sítio. E neste cenário tumultuado o Supremo Tribunal é provocado a se manifestar.

O programa Julgamentos históricos é uma série produzida pela TV Justiça a partir de histórias reais armazenadas em arquivos dos judiciários. (TV Justiça)

Revista Consultor Jurídico, 17 de dezembro de 2003, 20h21

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/12/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.