Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Judiciário falará

Nilson Naves conclama TRFs a participarem do Dia da Justiça

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, encaminhou ofícios aos cinco Tribunais Regionais Federais solicitando apoio para a campanha do Dia da Justiça, que será no dia 8 de dezembro. A campanha, lançada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, tem por objetivo esclarecer à população de modo geral sobre o funcionamento do Poder Judiciário, suas limitações e a importância da reforma do sistema judiciário.

Durante todo o dia 8 de dezembro, magistrados de todo o país receberão órgãos de comunicação para informar a população sobre o Judiciário.

Nos ofícios encaminhados, Nilson Naves solicitou aos presidentes dos TRFs que indiquem magistrados daqueles Tribunais e das Seções e Subseções Judiciárias de cada região para que "atendam à imprensa, procurem os órgãos de comunicação e levem sua mensagem à população, concedendo entrevistas, respondendo perguntas do povo, enfim, tornando públicas nossas limitações legais de atuação, nossas responsabilidades, nosso trabalho incansável, nossa disposição em acolher os reclamos da sociedade e à premente necessidade de uma ampla reforma no sistema judiciário do país para que tenhamos rapidez e eficácia na prestação jurisdicional". (STJ)

Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 2003, 0h04

Comentários de leitores

3 comentários

Nada mais que natural e sensata a proposta do b...

Paulo Trevisani (Advogado Assalariado - Previdenciária)

Nada mais que natural e sensata a proposta do bem intencionado Ministro. O juiz é pelo, para o povo, é um servidor publico - ou seja - para servir o publico, aliás, pelo publico é remunerado. Piero Calamandrei em "Os juizes visto por um advogado", em determinada passaggem do livro conta que: Em audiencia, o réu, acusado de crime diz ao Juiz que o interrogava. "Excelencia, graças a pessoas como eu o Estado paga pessoas como o Senhor".. Quantos pobres mortais gostariam de falar com um juiz e se sentem impedidos sem fazer isto via advogado. Em meu modestissimo entendimento, acho que em comarcas de pequenas localidades devia ter até mesmo audiencia publica com o Magistrado, Promotor, Delegado de Policia e demais audoridades constituidas. Parabéns pela iniciativa.

Dia da justiça era para ser um dia em que a Jus...

LUÍS  (Advogado Sócio de Escritório)

Dia da justiça era para ser um dia em que a Justiça funcionasse, e fizesse um grande esforço para agilizar os processos. Não há motivo algum para que este dia seja feriado, um dia a menos de prestação jurisdicional. Pergunto: será que há uma lei federal que autorize este feriado? Ou será que é mais um dia de folga, com salário pago pelos contribuintes?

Parabéns aos Srs. Magistrados e a todos aqueles...

Paulo Renato da Silva ()

Parabéns aos Srs. Magistrados e a todos aqueles que de uma forma ou de outra estão envolvidos com o Judiciario, e que de uma forma ou de outra procuram fazer JUSTIÇA neste País. Que DEUS ilumine suas cabeças de forma a acabar com a morosidade que hoje impera e que transforma a Justiça na maior Injustiça atual deste relevante Poder Institucional.

Comentários encerrados em 15/12/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.