Consultor Jurídico

Voz do povo

OAB quer saber o que a população pensa do advogado e da Justiça

Para medir o grau de confiança dos brasileiros na Justiça e nos advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil encomendou pesquisa de opinião pública em todo o território nacional, cujo resultado deverá ser divulgado em setembro. A pesquisa está sendo feita pelo instituto "Toledo & Associados", de São Paulo.

Na pesquisa, serão entrevistadas pessoas das classes A, B, C e D de 16 grandes centros urbanos: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB, Rubens Approbato Machado, o momento é propício para a pesquisa, em razão das discussões em torno da reforma do Judiciário e do papel do advogado em causas polêmicas.

A pesquisa coincide, também, com o final do recadastramento dos advogados brasileiros, que funcionou como uma espécie de censo profissional, indicando um universo de 450 mil advogados militantes em todo o Brasil. Com o aumento do número de cursos jurídicos, esse número tende a crescer bastante nos próximos anos. (OAB)




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 14 de agosto de 2003, 14h18

Comentários de leitores

1 comentário

Veja bem, eu tenho uma ação nas Justiça de Pequ...

Antônio Gardin Filho ()

Veja bem, eu tenho uma ação nas Justiça de Pequena Causas em Campinas, e até agora, desde julho/2002 não consegui nada. Acho muito demorado. Quando foi acordado parecia mil maravilhas. Pensei Agora vou receber. Que nada, foi um desrepeito ao Juiz e até agora nada. Antônio Gardin Filho RG 10.303.188-1

Comentários encerrados em 22/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.