Consultor Jurídico

Serviço ampliado

Casa do Advogado é inaugurada no centro de São Paulo

O OAB de São Paulo inaugura, nesta segunda-feira (11/8) -- Dia do Advogado --, às 18h30, a Casa do Advogado, próxima ao Fórum João Mendes Júnior. A Casa deve oferecer infraestrutura de serviços para os advogados que trabalham no Centro de São Paulo, desafogando as três Salas do Advogado, em funcionamento no Fórum João Mendes, que abriga 57 Varas (41 Cíveis, 12 de Família, 2 de Registros Públicos, 1 da Infância e 1de Hastas Públicas).

"Se calcularmos que há cerca de 6 mil processos em andamento em cada uma das Varas, num total aproximado de 342 mil, teremos milhares de advogados com ações nesse Fórum," diz Carlos Miguel Aidar, presidente da OAB-SP, para justificar a necessidade da nova Casa. "Diariamente, circulam em média pelo Fórum, 13 mil pessoas, dos quais 4 mil são funcionários e os demais são advogados e jurisdicionados", completa.

Segundo Aidar, a Casa do Advogado Central era uma demanda antiga, uma vez que as Salas do Advogado no 5º, 7º e 9º andares do João Mendes estão saturadas."O atendimento é ótimo mas a sala é muito pequena, não dá nem para montar uma petição", reclamou a advogada civil e criminal Neide Jubran, ao sentar-se em um banco no corredor para arrumar seus papéis.

Na nova Casa do Advogado, haverá 300 m2 de área, com sala de reunião para oito lugares. Os serviços oferecidos no Fórum serão ampliados, especialmente a xerox e os terminais de computadores. "Estamos melhorando estes dois serviços porque hoje o volume de 20 mil cópias/dia cria muita fila", diz Aidar. Os computadores, outra defasagem no Fórum, será suprido com 7 novos terminais ligados à Internet, que permitirão a consulta de processos on line. A média de uso dos computadores no Fórum é de 150 a 200 advogados por dia, em sua maioria para escrever petições. "Vamos dobrar esse índice, chegando a 6 mil utilizações/mês", explica Aidar.

Com a Casa do Advogado, que vai funcionar na Rua da Glória, 34, o número de aparelhos telefônicos à disposição dos advogados também será ampliado, além de haver uma copa que servirá água, café e chá, ininterruptamente, para maior comodidade dos usuários. Também haverá na sobreloja um posto da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp).

Atualmente a OAB paulista mantém 228 Casas do Advogado e 478 Salas em Fóruns e Juntas Trabalhistas em todo o Estado de São Paulo. (OAB-SP)




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 11 de agosto de 2003, 11h09

Comentários de leitores

2 comentários

Sr. Presidente É tão indigno, o sr vir dize...

Angela C.D.Z. ()

Sr. Presidente É tão indigno, o sr vir dizer que pensa no conforto dos advogados três mese antes das eleições, ou que reformou a OAB/SP para melhor atender ao advogado em sua propria casa. O Sr teve tempo suficiente para fazer isto antes e não o fez PORQUE AGORA? ELEIÇÕES? Espero que o eleitorado possa ver isto de maneira que não aconteçam novamente tais ato indignos para nossa classe. ADVOGADOS (AS) BUSQUEM A SUA DIGNIDADE PROFISSIONAL JÁ.

Excelente. A demanda por terminais de acesso à ...

Rodrigo Laranjo ()

Excelente. A demanda por terminais de acesso à Internet é cada vez maior devido às possibilidades que ela oferece. Espero que este tipo de serviço continue sendo ampliado. www.wibs.com.br

Comentários encerrados em 19/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.