Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Multidisciplinaridade

Cientista internacional ministra conferência em SC

Por 

O Brasil está recebendo a visita do prof. Kevin Ashley, PhD, que vai ministrar uma conferência em Florianópolis dia 11/08, nesta segunda-feira. Trata-se de um cientista internacional classe A. Presidente da Associação Mundial de Inteligência Artificial e Direito, ele é formado em Filosofia em Princeton, e Direito em Harvard. Além disso, fez doutorado (PhD) em Ciência da Computação no renomado MIT (Massachussets).

É um dos precursores da Inteligência Artificial e Direito e do Governo Eletrônico, e também criador dos sistemas HYPO e CATO, duas fortíssimas referências internacionais, alem de autor de vários livros e artigos. Atualmente ele pesquisa os seguintes temas: Propriedade Intelectual, Ciberespaço e Direito, e Inteligência Artificial e Direito. A formação multidisciplinar em instituições de altíssimo nível faz dele um nome qualificado para Prêmio Nobel.

Como se pode perceber, na ciência de alto nível o conhecimento multidisciplinar é amplamente incentivado. O Brasil ainda precisa evoluir na aceitação desse paradigma, pois existem focos de resistência ao trabalho científico multidisciplinar dentro das tradicionais academias nacionais.

A vinda do prof. Ashley ao Brasil é uma conseqüência direta da participação brasileira na última ICAIL (Conferência internacional de Inteligência Artificial e Direito), realizada recentemente em Edimburgo, na Escócia. Com dez trabalhos selecionados pelo comitê científico, o Brasil ficou em primeiro lugar no somatório de artigos publicados. Nove deles foram desenvolvidos por pesquisadores do Ijuris - Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas, centro de pesquisas que o prof. Ashley estará visitando em Florianópolis, e onde proferirá uma palestra sobre os Inteligência Artificial e Direito.

Sabe-se que quando um cientista de renome internacional decide visitar um centro de pesquisas aqui no Brasil, por sua própria iniciativa, algo especial está acontecendo na ciência brasileira.

 post doc em governo eletrônico professor da UFSC. É também ex-secretario de Geração de Oportunidades de Florianópolis. Especialista em Informática Jurídica, doutor em Inteligência Aplicada e pós-doutor em Governo Eletrônico. Ex-Promotor de Justiça e ex-Procurador da Fazenda Nacional.

Revista Consultor Jurídico, 10 de agosto de 2003, 22h48

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.