Consultor Jurídico

Cine jurídico

Filme sobre nazismo é destaque na programação da TV Justiça

Nesta segunda-feira (11/08), às 20h, o quadro "Filme do mês", da TV Justiça vai apresentar "Seção Especial de Justiça", de Costa Gravas. O drama foi produzido na França, em 1974, baseado na obra de Hervé Villeré e conta a história do um grupo de jovens comunistas que cometem atentados contra oficiais alemães por serem contrários a ocupação nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. O filme será reprisado em outros dias ao longo do mês.

Costa Gravas mostra um verdadeiro instrumento de discurso ético, político, jurídico e histórico fundamentado nas pressões sobre os magistrados franceses, durante ocupação nazista, para que condenassem à morte seis homens, em retaliação a um atentado cometido pela resistência.

O "Filme do Mês" é um espaço dedicado às produções que, de alguma forma, tratem de temas relacionados à Justiça: julgamentos, atuações de advogados, Ministério Público. Ao término da exibição, um especialista do Direito comenta o filme explicando condutas, decisões e possíveis modificações ocorridas ao longo do tempo.

O comentarista do Filme do Mês também faz uma comparação entre a Justiça brasileira e a de outro país, no caso de um filme estrangeiro. Nesta edição, o comentarista convidado é o juiz de Direito Titular da 9ª Vara Cível de Brasília, Rômulo Mendes.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 8 de agosto de 2003, 19h39

Comentários de leitores

1 comentário

É muito positivo que a TV Justiça possa incluir...

André Luiz Cunha Pereira ()

É muito positivo que a TV Justiça possa incluir em sua programação filmes que possam contribuir com a consciência sócio-jurídica dos telespectadores. Continuem assim, seus programas de entrevistas e debates são ótimos. Gostaria de solicitar que possa ser incluido futuramente filmes que possam demonstrar o efetivo dano que causa a corrupção quando infiltrada na Administração pública (Justiça, Polícia, politica, etc). André Luiz C. Pereira Delegado de Polícia - ES.

Comentários encerrados em 16/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.