Consultor Jurídico

Pérolas Processuais

Pérolas Processuais: bateu na vítima com manivela tomando cuidado.

"Afirma que efetivamente bateu na vítima com a manivela, mas tomando todo o cuidado de não machucá-la." (Da transcrição literal do depoimento de réu acusado por lesões graves, em uma Vara Criminal em Porto Alegre).

"Certifico e dou fé que não intimei a testemunha "X", substituindo-a, por minha iniciativa, pela testemunha "Y" porque já fiquei sabendo que a primeira nada sabia dos fatos; a segunda, ao contrário, tudo viu. Esclareço ao MM. Juízo a existência de uma coincidência: ambas as pessoas moram em ruas que evocam vultos pátrios: a primeira na Av. João Pessoa, a segunda, na Av. Assis Brasil" (De uma certidão de oficial de Justiça, na comarca de Montenegro (RS) - nomes das testemunhas omitidos pelo colunista).

Amítrio, Antinásio, Brandamente, Caramés, Confessoura, Pelumêndia, Radigunda, Rebelado, Rubérculo, Sete Chagas. (Prenomes de partes e testemunhas, coletados por escrivães de Varas Cíveis do RS e SC).

"Quando o devedor é constituído irregularmente em mora, ele tem direito ao recurso extraordinário, por ter havido violação constitucional". (De um estudante de Direito, em Canoas-RS, exemplificando um caso de cabimento de recurso ao STF).

"O elemento, negando toda culpa, foi preso. O suspeito então decidiu fazer uma confissão completa para nos provar que ele não tinha nada a ver neste caso." (Do relatório de um delegado de Polícia, em inquérito encaminhado a Juízo).

Abrilina Maio, Amável, Bananéia, Cafiaspirina, Camisão, Feverêncio, Melhorança, Piroca, Reguete, Sossegado. (Nomes coletados pelo saite Jus Navigandi, a partir de uma relação de segurados com nomes estranhos, divulgada pelo extinto INPS).

Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital -- www.espacovital.com.br




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 8 de agosto de 2003, 20h28

Comentários de leitores

1 comentário

As curiosidades em torno de nomes são sempre op...

Celso Rossi ()

As curiosidades em torno de nomes são sempre oportunos. Lembro-me de algumas: "Janeiro Fevereiro da Silva Março", "Um Dois Três Oliveira Quatro". Mas sem dúvida a mais curiosa das que conheci é Himeneu Casamentício das Dores Conjugais. Já vi outros nomes que chama a atenção como "Telesforo", "Clariberto" (fusão do nome dos pais Clarice e Alberto") e tantos outros mais.

Comentários encerrados em 16/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.