Consultor Jurídico

Novo formato

Ibmec de SP lança curso de pós-graduação em Direito Arbitral

O curso de Direito Arbitral oferecido pelo IbmecLaw (Centro de Estudos em Direito do Ibmec São Paulo), é o primeiro do País no formato LLM -- Master of Laws --, uma especialização semelhante às oferecidas pelas universidades americanas.

"Até agora, esse tipo de especialização só podia ser feita nos Estados Unidos ou na Inglaterra. O Ibmec é pioneiro em oferecer formação global e habilitar o profissional para atuar internacionalmente", disse a coordenadora do LLM em Arbitragem, Selma Lemes.

O curso será oferecido de outrubro de 2003 a agosto de 2005, apenas para graduados em Direito. O objetivo é formar advogados especialistas em técnicas arbitrais baseadas em conhecimentos jurídicos gerais e específicos, como relações de consumo, direito societário, direito processual, arbitragem internacional etc.

Com carga horária de 360 horas, a especialização oferece também a opção de extensão internacional na Duke University, uma das dez melhores universidades de Direito dos Estados Unidos. Outros parceiros do Ibmec no projeto são o Centro de Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo da Fiesp/Ciesp.

Profissionais em falta

O enfoque internacional do curso se explica pela grande demanda atual por este tipo de profissional. Para se ter uma idéia, 99% dos contratos internacionais assinados atualmente possuem uma cláusula de arbitragem que se não for acompanhada por um especialista pode trazer sérios prejuízos à empresa ou ao País.

As demandas no Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio) também exigem a atuação constante de um especialista de arbitragem, assim como as diversas convenções internacionais, regionais e multilaterais ratificadas pelo Brasil.

O meio empresarial, as áreas de Direito Trabalhista e de Família também se beneficiam da arbitragem por ser um meio rápido e eficiente para a solução de conflitos. Mas por possuir especificidades que o diferenciam do processo judicial tradicional, exige dos árbitros uma postura diferente e a preparação para estabelecer novos paradigmas. Daí, a necessidade da formação específica na área.

"Hoje, o profissional do direito deve ser versátil, ao mesmo tempo em que se especializa numa única área", afirmou o coordenador do IbmecLaw, Jairo Saddi.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3253-0344 ou pelo endereço contactcetnersp@ibmec.br. (Ibmec)




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 5 de agosto de 2003, 19h58

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 13/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.