Consultor Jurídico

Governo Eletrônico

Iceis 2003: Sistema Olimpo do Ijuris foi destaque na França.

A França foi a sede da edição 2003 da quinta Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação Organizacional (ICEIS). O evento aconteceu em abril, na simpática cidade de Angers, no Vale do Loire, um dos mais destacados roteiros históricos e culturais daquele país.

O Brasil teve uma boa representação, com participação nos comitês científicos e também com pesquisas selecionadas para publicação. Destaque da participação brasileira foi o Sistema Olimpo, desenvolvido e apresentado pela equipe de pesquisadores do Ijuris (Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas), sendo o único trabalho brasileiro selecionado para publicação integral na área de "Inteligência Artificial e Sistemas de Apoio à Decisão".

Conforme informações oficiais da organização do evento, foi avaliado um total de 547 pesquisas, de todas as partes do mundo, e somente 15% foram aprovadas no formato integral. O material da edição 2003 foi reunido em uma publicação, com 2.200 paginas, quatro volumes e ISBN internacional. O título do trabalho sobre o Sistema Olimpo, inserto na publicação oficial, é o seguinte: "CONTEXTUAL STRUCTURED SEARCH FOR THE U.N. SECURITY COUNCIL". Trata-se da descrição de um aplicativo com inteligência artificial, que tem por objetivo melhorar a qualidade e velocidade das decisões do Conselho de Segurança da ONU.

A boa novidade é que o trabalho sobre o Sistema Olimpo foi objeto de uma menção especial dos organizadores do evento, recebida alguns dias atrás pelos pesquisadores do Ijuris. A comunicação foi feita pelo Prof. Vitor Pedrosa, Secretário-Geral do ICEIS. O mesmo documento informa que estão em pleno andamento os preparativos para a edição 2004 do evento, que será realizada na cidade do Porto, em Portugal, e que tem o mês de outubro deste ano como prazo final para inscrição de trabalhos.

Outra novidade interessante é a criação de uma nova área de pesquisa, chamada de "Interação Homem/Máquina", que se soma às linhas de pesquisa tradicionais do evento. Dentre os principais eventos científicos internacionais, o ICEIS é um dos que recebe o endosso do maior número de Sociedades Científicas, e conta com o apoio direto de quatro das mais fortes associações internacionais (ASTI, ACM, AAAI e IEEE). Este aspecto é fundamental para a boa qualificação do evento, assim como o patrocínio oficial de empresas como IBM, Xerox e Accenture.

Um ponto positivo também foi a cidade de Angers, sede da edição 2003, que conta com uma população de 350.000 habitantes, dos quais aproximadamente 100.000 são classificados como "estudantes", e recebeu a conferência de maneira exemplar, nas dependências da ESEO (École Supérieure d'Eletronique de L'Ouest), em meio a um coleção de castelos medievais e vinhedos históricos.

O conteúdo do evento é voltado para o desenvolvimento computacional de "sistemas organizacionais", e materializa um ambiente propício para as questões ligadas ao Governo Eletrônico. O perfil das pessoas presentes ao evento indica uma comunidade cientifica multivariada e multidisciplinar, com pesquisadores, professores e profissionais de várias áreas, interessados em discutir e desenvolver soluções e aplicações para empresas e órgãos públicos. Então, se temos "Poder Público", "Cidadão", "Empresa" e "Tecnologia da Informação", reunidos em um mesmo ambiente, existe uma ótima oportunidade para a evolução dos conceitos do "governo digital", mesmo que esse não seja o foco central do evento. Trabalhos como "Global query optimization based on multistate cost models for a dynamic multidatabase system" (Jaidev Haridas e Wen-Chi Hou), "Live-representation process management" (Daniel Corkill e Vitor Lesser), e "A conceptual model for a multiagent knowledge building system" (Tomas Eklund e Barbro Back) confirmam esse fato.

Também é importante registrar que grande parte dos trabalhos abordou questões ligadas a três importantes conceitos tecnológicos da atualidade: "XML", "E-learning" e "Web applications".

Esperamos que o Brasil possa ter uma presença significativa também na edição 2004 desse importante evento científico internacional. Para que isso aconteça, o trabalho já começou.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 4 de agosto de 2003, 17h50

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.