Consultor Jurídico

Pérolas Processuais

Pérolas Processuais: 'vão me ajudar a localizar o safado.'

"Certifico e dou fé que não aguento mais constatar que o réu, esperto estelionatário, continua se escondendo de mim, razão porque sugiro ao MM. Juízo que mande fazer a citação por edital, porque de jornal ele não vai conseguir se esconder, além do que muitas pessoas vão ler a publicação e vão me ajudar a localizar o 'safado'. E que o MM. Juízo me perdoe o uso da expressão que coloquei entre aspas e sublinhei, mas não encontrei nenhuma outra conveniente". (De uma certidão de oficial de Justiça)

"A casa não está fora do esquadro, é o terreno que está fora do esquadro". (De uma contestação, na Vara Cível do foro regional da Tristeza (Porto Alegre), em ação que discute defeitos de construção de uma moradia).

Acheropita, Africanus, Amolador, Dezecencio, Légua, Manganez, Mimaré, Notório, Ressurgente, Torrada. (Prenomes de partes ou testemunhas, coletados por escrivão de Vara Cível de Porto Alegre)

"O direito público diz respeito à Justiça feita pelo juiz perante a escolha do povo; o direito privado diz respeito à justiça sem a interferência do povo." (De um universitário de Passo Fundo, em prova de Direito Civil)

"Pelo prosseguimento, com o sobrestamento do feito". (Trecho de petição de um advogado em Marília - SP).

Aldegundo, Abxivispro, Bixinho, Bizarro, Carabino, Casorraro, Chananeco, Faraó, Fedire, Horinando. (Prenomes raros, de partes em processos de família ou sucessões, coletados por um escrivão de Porto Alegre).

Pérolas Processuais são publicadas no site Espaço Vital - www.espacovital.com.br




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 1 de agosto de 2003, 15h28

Comentários de leitores

2 comentários

SR ANTONIO CARLOS DA CRUZ REIS, V. Sa., cometeu...

Paulo Trevisani (Advogado Assalariado - Previdenciária)

SR ANTONIO CARLOS DA CRUZ REIS, V. Sa., cometeu um erro crasso no plural da palavara jeca-tatu (com hifem). O plural da palavra e jecas-tatus.

Segundo Monteiro Lobato, um país é feito de hom...

Antonio Carlos da Cruz Reis ()

Segundo Monteiro Lobato, um país é feito de homens e livros. As citadas "pérolas processuais" apenas comprovam, de forma cabal, o mau trato ao vernáculo, e a insipiência jurídica que lamentavelmente ainda teimam em grassar no país dos "Jeca Tatus".

Comentários encerrados em 09/08/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.