Consultor Jurídico

Visitas ao Portal Interlegis batem recorde em agosto

5 de setembro de 2002, 19h53

Por Redação ConJur

imprimir

As visitas ao Portal Interlegis, cuja nova versão entrou no ar no dia 19 de agosto, bateram recorde no mês passado. Quase 78 mil internautas visitaram o site. A média diária chegou a 2.284 visitas, o que significa 473.058 páginas acessadas em agosto. Uma média de 16.223 páginas por dia. Quando a versão anterior foi implantada, em março deste ano, o número de visitas foi pouco mais da metade do verificado agora: 39.508. Desde então, os acessos e as consultas vêm crescendo mês a mês, de forma consistente.

O Interlegis é um programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal desenvolvido pelo Congresso Nacional em parceria com o Banco de Desenvolvimento (BID).Também visa promover uma maior transparência e interação entre o Legislativo e a sociedade.

Para alcançar estes objetivos, o Interlegis utiliza novas tecnologias de informação, como a Internet, a videoconferência e a transmissão de dados. Estes recursos permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores, e entre o Poder Legislativo e o público.

Atualmente, mais de 600 Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. A previsão para este ano é que mais 1.250 Câmaras sejam equipadas para se integrarem ao projeto.

Interlegis disponibiliza constituições de todos os estados

Desde quinta-feira (dia 5), o Portal Interlegis passou a disponibilizar uma base de dados contendo todas as Constituições Estaduais e suas emendas. O próximo passo será inserir as Leis Orgânicas de todas as capitais dos estados brasileiros. Também está prevista a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de estudar as formas de integração das bases de dados de todas as Casas Legislativas.

Com isso, a médio prazo, a população poderá ter acesso às leis votadas pelos seus representantes. A disponibilização dessas bases de dados faz parte dos compromissos assumidos pelo Senado Federal com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), quando as instituições assinaram o contrato para a viabilização do Programa Interlegis, no ano 2000.

Além de informações, o Portal Interlegis também possibilita o acesso aos sites das Casas Legislativas federais, estaduais e municipais, às entidades representativas ligadas ao Legislativo, à empresas e organizações voltadas para serviços de interesse da sociedade e à analistas da política brasileira e de outras comunidades virtuais.

Está sendo construída uma seção com o objetivo de colaborar na formação de uma comunidade voltada para a educação, com ênfase na educação a distância. O portal servirá de ponto de encontro e referência, onde alunos, professores, tutores, colaboradores e estudiosos da educação à distância poderão trocar informações.

Uma das seções mais visitadas do Portal é a que reúne os bancos de dados de acompanhamento da tramitação de matérias legislativas, de pesquisas de normas jurídicas e os referentes à jurisprudência dos tribunais superiores. Também estão disponíveis o texto original e integral de diversos projetos de lei em fase de debate no Congresso e a íntegra dos discursos proferidos pelos congressistas.

Fonte: Agência Senado.