Anos de chumbo

Programa da TV Justiça apresenta série sobre ditadura militar

Autor

4 de setembro de 2002, 14h49

O ex-cabo do exército brasileiro, Carlos Alberto Frank, é o personagem da história que compõe a primeira de quatro séries que o programa Via Legal apresenta sobre a ditadura militar no Brasil. O documentário, veiculado pela TV Justiça e produzido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, vai ao ar nesta quinta-feira (5/9), às 18h e 22h e 12h de sexta-feira (6/9).

O programa leva o ex-cabo até a Ilha das Pedras Brancas, conhecida como Ilha do Presídio — situada no Rio Guaíba, em Porto Alegre — após 30 anos de sua prisão, que durou 2 anos, determinada pela ditadura militar. Em 1997, atormentado pelos danos morais e materiais desencadeados pela violência sofrida, Frank resolveu processar a União. Na ocasião, a União foi condenada a pagar uma indenização de R$ 500 mil, mas recorreu da decisão.

No programa, o ex-militar vai descrever a sensação de ter sido torturado, preso e finalmente exilado pela ditadura. Contará que durante o período de sua prisão, a família ficou meses sem saber de seu paradeiro. Frank foi acusado de agitação e panfletagem contra o governo militar.

Mostrar a ação da justiça federal na resolução de casos de presos políticos, perseguidos pela ditadura militar nos anos 60, é o objetivo desta série especial do Via Legal. Wladimir Herzog, Rubens Paiva e o Memorial da Liberdade em São Paulo, que abriga o museu da sala de tortura do Dops, são os próximos temas previstos para serem abordados na série.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!