Livre do Leão

Contribuintes maiores de 65 anos podem ser isentos de IR

Autor

18 de março de 2002, 13h35

Contribuintes maiores de 65 anos poderão ser isentos da cobrança do Imposto de Renda. O Projeto de Lei 6051/02, que defende a isenção, é do deputado João Eduardo Dado (PDT-SP). A proposta aguarda despacho da Mesa para ser encaminhada às comissões técnicas da Casa.

De acordo com o texto, que altera o artigo 6º da Lei 7713/88, estão alcançados os rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno, ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos de idade.

O deputado embasa a sua proposta no artigo 230 da Constituição, que trata da proteção à velhice. “Além disso, cabe destacar outro fundamento de ordem financeira e tributária, segundo o qual os proventos e pensões têm natureza de seguro, mais do que de rendimentos do trabalho, não devendo, pois, sofrer tributação sobre a renda, tanto quanto as demais modalidades de seguro”.

Revista Consultor Jurídico, 18 de março de 2002.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!