Audiência pública

PT quer audiência pública sobre empréstimo do BNDES à Globo

Autor

15 de março de 2002, 11h37

O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou requerimento na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para que seja feita uma audiência pública com o presidente do BNDES, Eleazar de Carvalho, e o diretor-geral da Globo Cabo, Luiz Antônio Viana. A oposição quer que o BNDES esclareça o empréstimo financeiro para a Globo Cabo.

O pedido deve ser votado na reunião da próxima quarta-feira (20/3), às 10 horas, no plenário 13.

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) também apresentou requerimento para que seja feita uma audiência pública com o presidente do BNDES. O pedido está na pauta da reunião da próxima quarta-feira, às 9h30, no plenário 4.

A oposição quer saber se o banco fez operações semelhantes nos últimos dois anos e se houve algum favorecimento às Organizações Globo.

De acordo com Pinheiro, as condições da operação reforçam as suspeitas, que circularam no mercado, de que o Governo montou uma operação de salvamento da Globo Cabo para beneficiar o candidato do PSDB à sucessão presidencial.

Ele considera estranho o fato de o BNDES, em um momento eleitoral, ter que suportar uma operação de busca de R$ 1 bilhão.

No ano passado, a dívida da Globo Cabo chegou a quase R$ 700 milhões, o que representa um prejuízo de 61% em relação a 2000.

Revista Consultor Jurídico, 15 de março de 2002.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!