Encrenca em Sorocaba

Representante da OAB-SP são agredidos em Sorocaba

Autor

14 de março de 2002, 20h54

A prefeitura de Sorocaba tentou nesta quinta-feira (14/3) desapropriar uma área que pertenceria à União. Inconformados por terem que desocupar o local, os moradores iniciaram uma manifestação. A polícia foi chamada. Houve conflito e o caso foi parar na delegacia.

Os dirigentes da OAB de Sorocaba, João Canaveze Filho e Edson da Silva Filho, que participaram da manifestação foram agredidos, segundo o presidente da Comissão de Prerrogativas da subseção, Alexandre Ogusuku.

Segundo Ogusuku, a polícia agiu de forma violenta e desproporcional ao tentar conter os moradores. Na operação, o vereador Antonio Arno Pereira, o assessor da deputada Iara Bernardi e um dos moradores foram detidos, levados para plantão policial e depois liberados.

A prefeitura pretende desocupar a área para ampliar o aeroporto da cidade. De acordo com a advogada, Maristela Monteiro Pereira, representante da Comissão, a prefeitura está fazendo uma série de desapropriações na cidade. Na maioria dos casos, a prefeitura está conseguindo negociar pacificamente, o que não aconteceu nesta quinta-feira.

Manifestações

Não é a primeira vez que integrante da OAB se envolvem em manifestações e acabam sendo detidos. No ano passado, a representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, foi detida durante protesto contra o presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época, ela foi acusada de desacato. Mas a Justiça trancou o inquérito contra a advogada. Leia notícia sobre o caso).

Revista Consultor Jurídico, 14 de março de 2002.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!