STF no poder

Marco Aurélio substituirá FHC no período eleitoral

Autor

7 de março de 2002, 19h51

Segundo fontes ouvidas pelo UOL News, em Brasília, parlamentares governistas estão apreensivos com o fato de que, a partir de 5 de abril, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, ocupará a Presidência da República toda vez que FHC estiver em viagem. Marco Aurélio nunca teve uma relação amigável com o presidente.

Isso acontecerá porque o vice-presidente da República, Marco Maciel (PFL-PE), não substituirá o titular, em caso de viagem de FHC. Esgotado o prazo de desincompatibilização, que impede que os candidatos a cargos eleitorais assumam a presidência da República tampouco o presidente da Câmara, Aécio Neves, e do Senado, Ramez Tebet, poderão assumir o posto. Com isso, o sucessor imediato de FHC passa a ser Marco Aurélio.

Crise com o PFL

O presidente da Caixa Econômica Federal, Emilio Carazzai, e o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, são filiados ao PFL e podem deixar o governo. A direção do partido, porém, vai estudar divergências em relação à orientação geral, que é a de que todos abandonem os seus cargos.

O líder do PFL no Senado, José Agripino Maia, comentou que “agora, o partido vai apreciar o interesse nacional em cada matéria em votação”. Até hoje, o PFL seguia a orientação da aliança com o PSDB.

Revista Consultor Jurídico, 7 de março de 2002.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!