Sem multas

Governo de Alagoas é impedido de punir usina de açúcar

Autor

24 de maio de 2002, 13h43

Os fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas continuam impedidos de cobrar impostos, lavrar auto de infração, impor multas e outras sanções administrativas à Usina Coruripe Açúcar e Álcool. O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, negou pedido do Governo Estadual para suspender uma liminar concedida à empresa. A Usina interpôs um mandado de segurança contra o Estado.

A Usina protestou, com um mandado de segurança, contra decisão do governo publicada no dia 26 de novembro de 1999, no Diário Oficial do Estado. Solicitou também que o Estado se abstivesse de praticar qualquer procedimento de exigibilidade de créditos tributários ou a lavratura de autos de infração, de imposição de multas e outras sanções administrativas.

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública concedeu a liminar. Determinou a suspensão da exigibilidade de qualquer crédito fiscal. A liminar impede que os fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado autuem a Usina pelo uso dos créditos decorrentes dos processos administrativos 7.896/96 e 3.358/96, até a sentença final do mandado de segurança.

O Tribunal de Justiça de Alagoas confirmou a liminar. Inconformado, o Estado recorreu ao STJ. Argumentou que apenas nesse caso o Estado deixará de arrecadar mais de R$ 37 milhões.

Segundo Naves, não ficaram caracterizados os pressupostos para a concessão de segurança. “O que restou deferido no processo administrativo nº 12.450/94 perdurou por cinco anos, sem que o requerente, nesse período, diagnosticasse qualquer prejuízo à economia pública estadual, o que afasta o periculum in mora”, concluiu o ministro.

Recurso: SS 1043-AL

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!