Desamparo legal

STJ determina despejo de asilo que tem somente atividade lucrativa

Autor

21 de maio de 2002, 11h28

Asilo que exerce atividade lucrativa não pode ser protegido pela Lei do Inquilinato. O entendimento é da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça que determinou o despejo do imóvel em que funcionava a Assistência Médica de Amparo ao Idoso (Amai). O Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da Sociedade de São Vicente de Paulo entrou com ação de despejo contra a Amai para exercer atividades beneficentes no local.

O Conselho adquiriu o imóvel por doação, em dezembro de 1997, com o intuito de construir um abrigo para pessoas idosas no imóvel. Em janeiro de 1998, o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte ofereceu prazo de 90 dias para a desocupação. A Amai não saiu do imóvel. O Conselho entrou com a ação de despejo.

Na primeira instância a ação de despejo foi julgada procedente. A instituição tinha um prazo de 15 dias para desocupar o imóvel. A Amai apelou. Alegou que, de acordo com a Lei do Inquilinato (8.245/91), a assistência estaria enquadrada como asilo e estabelecimento de saúde. Portanto, não poderia ser despejada. O Tribunal de Alçada negou a apelação.

Indignada, a Amai recorreu. No STJ, o ministro Fernando Gonçalves manteve a decisão do Tribunal de Alçada. “A Amai, como empresa privada, de fins eminentemente lucrativos, não possuía finalidade assistencial”, entendeu o ministro. Gonçalves afirmou também que “não está provada a autorização e fiscalização do Poder Público, para enquadramento da instituição como estabelecimento de saúde”.

Processo: RESP 406.553

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!