Consultor Jurídico

Paralisação já atinge 60% dos servidores na capital

20 de maio de 2002, 19h19

Por Redação ConJur

imprimir

Os servidores da Justiça Federal do Estado de São Paulo participam de nova reunião em Brasília, na terça-feira (21/5), para discutir a aprovação do Plano de Cargos e Salários. Os servidores estão com as atividades paralisadas desde o dia 6 de maio. A adesão à greve na capital é de 60% e de 70%, no interior, segundo os servidores.

A categoria fará assembléia estadual na quarta-feira (22/5), em frente ao Tribunal Regional Federal, para discutir se a greve continua por tempo indeterminado. Após a assembléia estadual será realizada passeata até o Tribunal Regional Eleitoral.

Na tarde desta segunda-feira (20/5), cerca de 250 servidores do Judiciário Federal na Baixada Santista realizaram um ato unificado pela aprovação do PCS, com a participação do vereador petista Fausto Figueira (presidente da Câmara dos Vereadores de Santos), Uriel Villasboas (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos), Carlos Riesco (CUT Regional) e da assessoria da deputada estadual Mariângela Duarte (PT/SP).

A manifestação saiu da frente do fórum da Justiça Trabalhista, que fica na Rua Brás Cubas, passou pela Praça Mauá – no centro da cidade – e seguiu em passeata até o fórum da Justiça Federal (na Praça Barão do Rio Branco).

O projeto que revisa o Plano de Cargos e Salários do Judiciário não extrapola os limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e já tem autorização da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União para ser aplicado tão logo o Congresso Nacional o aprove, segundo os servidores.

A greve do Judiciário Federal no estado de São Paulo atinge 14 dos 24 fóruns da Justiça Federal no interior; 17 fóruns da Justiça Trabalhista da Baixada Santista e Grande São Paulo (que engloba 29 fóruns); e 71 dos 85 fóruns da Justiça Trabalhista no interior, além do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas. A 1ª Zona Eleitoral também está parada, além do Tribunal Regional Eleitoral, que conta com 80% de adesão da categoria à greve.