Portaria da PGJ

Presas devem ser informadas sobre perda do pátrio poder

Autor

13 de maio de 2002, 15h42

As presas do Estado de São Paulo terão de ser informadas sobre a perda ou suspensão do pátrio poder. A Procuradoria-Geral de Justiça paulista publicou a Portaria 269/02, que recomenda à Promotoria informar a Secretaria de Administração Penitenciária, Instituto de Identificação e Delegacia de Capturas sobre a perda do pátrio poder. Os órgãos serão responsáveis por repassar a informação para as mães presas.

Há cerca de 4 mil mulheres no sistema carcerário do Estado, das quais 80% são mães. “Elas saíam da cadeia sem saber que tinham perdido seus filhos, encaminhados à Febem e, posteriormente, à adoção, porque desconheciam que foram destituídas do pátrio poder”, afirma a advogada Cláudia Luna, da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP.

“Muitas nunca mais viam os filhos que eram adotados por estrangeiros. Agora, as presas, finalmente, vão poder se manifestar sobre a guarda de seus filhos. Podem alegar que elas têm família e que desejam que as crianças fiquem com algum parente”, explica Cláudia.

A Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, juntamente com outras entidades da sociedade civil, realizaram gestões junto à Procuradoria Geral de Justiça para solicitar o pedido. As entidades, no ano passado, obtiveram importante vitória pela igualdade: a instituição da visita íntima para as presas que, embora constasse em lei, somente era permitida aos detentos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!