Fora do TPI

Estados Unidos boicotam Tribunal Penal Internacional, diz professor.

Autor

10 de maio de 2002, 11h05

Os Estados Unidos oficialmente acabam de se retirar do Tratado Internacional de Roma (1998) que está criando o Tribunal Penal Internacional (TPI). Sessenta e seis países já o ratificaram (Brasil está a caminho disso). Passará a ter existência jurídica a partir de 1º de julho mas funcionará efetivamente em 2003. Pela primeira vez na história teremos um Tribunal Penal permanente com competência para julgar crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade.

Será composto de 18 juízes, terá sede em Haya, funcionará com a independência de todos os Tribunais e suprirá uma lacuna no Direito internacional, que na atualidade vem sendo aplicado por Tribunais excepcionais, criados pela ONU, para atuação em casos específicos como Ruanda e ex-Iugoslávia.

Bill Clinton chegou a assinar mensagem de adesão ao Tratado (no seu último dia de mandato, dezembro de 2000). Mas nunca o Senado o ratificou. E agora o governo norte-americano formalmente está se retirando dessa iniciativa pioneira. Os EUA neste momento estão na contramão da história! A primeira potência mundial, em lugar de dar o exemplo (de civilidade, respeito aos direitos humanos e democracia), está fugindo de praticamente todos os Tratados Internacionais (de Kyoto sobre o meio ambiente, dos Mísseis Antibalísticos, das Armas Biológicas). Não aceitam regras externas, ainda que dotadas de bom senso, equilíbrio e proporcionalidade.

Em outras palavras, o império reina unilateralmente, assina e depois retira sua assinatura dos Tratados (unsigns), ostenta que é o número um do mundo e que é o seu conceito de justiça que tem que preponderar. Sendo a máxima potência mundial (na economia, nos armamentos, nas finanças etc.), sua ausência no TPI é motivo de preocupação (mesmo porque, também China e Índia por ora não participarão). Os EUA têm hoje cerca de 200.000 soldados fora do seu território, em atividades bélicas ou prontos para isso. Dizem que não vão se submeter a um Tribunal não confiável, apesar de terem imposto uma série de restrições e cláusulas durante os trabalhos de construção do Tratado.

Apóiam os Tribunais ad hoc (de exceção) que hoje são criados pelo Conselho de Segurança da ONU mas boicotarão o TPI: não darão dinheiro e tentarão impedir seu funcionamento regular (preparem-se os países periféricos dependentes para novas ameaças). Serão talvez o país de refúgio dos que praticarem arbitrariedades contra a humanidade. Assegurarão a impunidade dos seus próprios nacionais, quando lhes convém, porque não se submeterão ao TPI.

Em suma, o império não aceita leis exteriores nem critérios de justiça universal. Querem continuar com as mãos livres, submetidos única e exclusivamente à sua própria Justiça.

A idéia que todos temos de que os EUA são o país da democracia e do respeito aos direitos humanos está em crise. Que seja momentânea essa visão (weltanschaung) unilateral e arrogante. Os que governam hoje essa vigorosa nação certamente não retratam os verdadeiros anseios do guerreiro povo norte-americano, mas respeitoso dos direitos alheios e muito zeloso dos valores mais importantes para o desenvolvimento do homem, como são a justiça, a democracia e a dignidade.

Para ostentarem sua indiscutível hegemonia não precisam virar as costas para o mundo, com insólitos procedimentos de soberba. Nenhuma potência pode se transformar em prepotência, violando regras básicas de convivência harmoniosa. Não tardará muito para que os EUA percebam a valia e a utilidade de um Tribunal Penal Internacional permanente, constituído de juízes honrados, isentos de interferências externas.

Há 14.000 anos o homem cruzou o estrito de Bering e chegou aos Estados Unidos (Alasca). Daí para cá só se viu a força do Direito (ainda que com eclipses lamentáveis) prosperar sobre o direito da força. Assim é a natureza humana, mesmo que muitos teimam em não acreditar.

O império, justamente por isso, não pode atacar e contra-atacar quando bem entende. Há regras para tudo. Com a globalização, ou melhor, americanização do planeta, todos (ricos e pobres), pela primeira vez, estamos no mesmo navio. Os de primeira classe estão nos confortáveis camarotes da parte de cima; os de última classe estão sufocados na parte de baixo, porém, agora, como o barco é único, se furarem seu casco todos nos afundamos.

É preciso ter consciência da universalidade do homem nesta era informacional: há direitos básicos imprescindíveis para a boa convivência planetária. Ou são respeitados ou o barco afunda ou as torres caem ou… E não nos esqueçamos: os pobres agora contam com poder de manipulação do casco do navio.

Autores

  • Brave

    é mestre em direito penal pela Faculdade de Direito da USP, professor doutor em direito penal pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e diretor-presidente da Rede de Ensino LFG.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!