Violência em debate

Incompetência dos governos estaduais acaba com os Estados

Autor

27 de junho de 2002, 15h12

No artigo “Insegurança Geral”, publicado no site Consultor Jurídico, nada encontrei no texto que justificasse o subtítulo — Modelo capitalista neoliberal está matando os Estados. Em segundo lugar, creio que o autor não atinge o ponto crucial da razão do aumento da violência.

O autor, Luiz Flávio Gomes, afirma diversas vezes que o cigarro causa câncer, o que é hoje público e notório. Além do câncer é o cigarro também responsável por enfisema, enfarte, acidente vascular cerebral, etc., todas doenças graves, fatais na maioria dos casos e em geral de prolongado sofrimento para o paciente. Entretanto, milhões e milhões de jovens todos os anos iniciam-se no vício do fumo. E, o que é inacreditável, pagam para correr o risco de tão grave sofrimento.

Entretanto, para esses mesmos jovens, se oferecermos o valor equivalente a alguns maços de cigarro para que eles dêem um soco na ponta de uma tachinha, dificilmente encontraremos algum que o faça. Porque a diferença de comportamento? Porque se recusar a receber um dinheirinho para socar a tachinha sabendo-se que o sofrimento é pequeno e a cura quase imediata e, em contrário, pagar-se para fumar sabendo-se dos efeitos tão graves e dolorosos do fumo?

A resposta é simples: no caso da tachinha, o efeito, embora pequeno, é certo e imediato. No caso do cigarro, o efeito, embora grave, é incerto e a longo prazo. Aliás, de novo só há aqui o exemplo, pois a tese é do Marquês de Beccaria exposta há 240 anos. Esse é o problema da criminalidade no Brasil: a punição ao crime mais do que incerta é até improvável. Graças a uma série de problemas de corrupção, incompetência, negligência, falta de recursos, burocracia, etc., só o criminoso muito azarado é punido.

Os fatores sociais não são condicionantes, embora favoreçam o aumento da criminalidade. É evidente que o trabalhador que passa a noite correndo atrás de um caminhão para jogar dentro dele os sacos de lixo que recolhe e vê seu vizinho assaltar no sinal ou vender drogas sem qualquer conseqüência terá que ter fundamentos morais extremamente sólidos para não ser tentado a fazer a mesma coisa. Será muito difícil aquele trabalhador, recebendo um salário de miséria e vendo o outro em total ou quase total tranqüilidade não seguir a mesma trilha.

Há, ainda, outro aspecto que não justifica mas explica em parte a criminalidade. A sociedade brasileira, como um todo, independentemente de grau de instrução ou nível social de cada um despreza o cumprimento das normas sociais. Para os brasileiros em geral o cumprimento da lei só deve ser exigido dos outros. Só reclama o cumprimento da lei quem é incomodado ou prejudicado pelo seu descumprimento. Prova disto foi a entrevista dada ao O Globo pelo novo arcebispo do Rio de Janeiro. Ele confessou que não cumpre as regras do Código de Trânsito e que, quando incomodado por algum guarda, sempre dá um jeitinho. E note-se que o novo Código veio como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Por outro lado, o inchaço urbano é realmente fator favorável ao aumento da criminalidade porque também, em razão dos fatores já expostos, favorece a impunidade. Quanto à miséria, esta deve ser combatida porque no Brasil ela é simplesmente imoral, além de ser desumana, não como meio de combater-se a criminalidade, porque pobre não é sinônimo de criminoso.

Finalmente o que está acabando com os Estados não é qualquer modelo político ou econômico mas a incompetência dos governos estaduais, os quais, por sua vez, são conseqüência da incompetência e do descaso dos eleitores para com a sociedade.

Leia o artigo criticado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!