Do Império à República

Sessões plenárias do Senado na Internet: do Império à República

Autor

27 de junho de 2002, 10h06

Todas as sessões plenárias do Senado, de 1826 a 1998, estão à disposição do público na Internet. O acervo reúne discursos, apartes, apresentação e discussão de projetos realizados por 1005 senadores que passaram pela Casa nesses 172 anos, do Império à República, além do trabalho das Constituintes. Os interessados podem ter acesso aos documentos acessando a página do Senado, e clicando na janela “Anais do Senado”.

O programa permite que o interessado acesse a documentação por temas (agricultura, política, fome, democracia etc) ou pelo nome dos senadores. A página informa o estado pelo qual o senador foi eleito e indica o período em que exerceu o mandato.

O projeto nasceu durante a gestão da Mesa anterior, mas coube ao atual 1º secretário, senador Carlos Wilson (PTB-PE), colocar em prática a proposta, levada à frente pelos servidores que trabalham na Subsecretaria de Anais e no Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen). Para o diretor da Subsecretaria de Anais, Flávio Cunha Lima, informou que no próximo ano o Senado deverá colocar na rede os trabalhos realizados por todas as comissões da Casa.

Veja também: Senado irá disponibilizar 600 mil páginas de informações históricas

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!