Solicitação de Propostas

RNP irá ceder roteadores para redes estaduais

Autor

24 de junho de 2002, 17h10

A RNP, em parceria com seus Pontos de Presença (PoPs) e com o apoio da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (SEPIN/MCT), abre Solicitação de Propostas (SdP 01/2002) visando apoiar a conexão de escolas e instituições de pesquisa públicas às redes estaduais. A RNP fornecerá um conjunto de até vinte roteadores para cada proposta apresentada. As solicitações devem ser enviadas até 15 de julho.

A conexão de unidades de ensino e pesquisa à Internet através das redes estaduais ainda é limitada, mesmo considerando-se os crescentes esforços governamentais. Existem atualmente cerca de 15 iniciativas deste tipo, atendendo às instituições localizadas, geralmente, o interior dos estados. A RNP apoiou o surgimento destas redes como uma forma de capilarização da infra-estrutura nacional de Internet acadêmica. Desde então, continua provendo-lhes trânsito nacional e internacional. Contudo, por força da política de uso do backbone RNP2, o provimento de acesso através da RNP é dedicado prioritariamente às instituições de ensino superior e pesquisa. Em geral, outras organizações não enquadradas nos parâmetros desta política, como organizações governamentais e de ensino fundamental, são atendidas por iniciativas de redes estaduais através da manutenção de infra-estrutura de comunicação própria que permita seu acesso à Internet global.

Apesar disto, a RNP reconhece que o desenvolvimento de várias redes estaduais depende de recursos muitas vezes escassos, mesmo onde o estado provê o custeio dos serviços de telecomunicações que constituem a rede. Para a maioria destas unidades, as necessidades de conexão podem ser atendidas através da utilização de equipamentos roteadores com uma configuração muito simples. Estes equipamentos, apesar de não serem mais apropriados para utlização com aplicações avançadas – que demandem grande largura de banda -, são perfeitamente adequados para utilização em aplicações de comunicação e colaboração Internet usuais – www, correio eletrônico, transferência de arquivos, acesso à base de dados, acesso remoto, etc..

A RNP realiza esta Solicitação de Propostas para alocação de equipamentos roteadores com o intuito de disseminar o uso de redes de computadores e suas aplicações em unidades de ensino e pesquisa públicas brasileiras interligadas às redes estaduais.

A seleção de propostas será baseada na descrição das atividades elencadas para utilização dos roteadores e na comprovação de articulação entre a iniciativa estadual e o Ponto de Presença da RNP para a utilização adequada dos roteadores na rede. Os critérios de avaliação das proposições incluem: relevância das atividades sugeridas, justificativa para a quantidade de roteadores solicitados e integridade das informações fornecidas para o Censo de Redes Estaduais 2002.

Para cada proposta submetida, deve haver um responsável (coordenador administrativo ou técnico do ponto de presença) que responde não apenas pela submissão das informações, como também pelo recebimento, distribuição e prestação de contas perante a RNP/MCT dos recursos alocados ao projeto selecionado. A divulgação dos resultados ocorrerá até 29 de julho de 2002.

Fonte: RNP Notícias (21/6/2002).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!