Alvo de críticas

Advogado critica projeto sobre extinção de empresas de táxi em SP

Autor

13 de junho de 2002, 14h54

Projeto de Lei da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), prevê o fim das empresas de táxi que cobram diárias de R$ 70 a R$ 120 dos motoristas que trabalham sem qualquer vínculo empregatício. Segundo o advogado Marcelo Batuíra Pedroso, do escritório Moraes Pitombo e Pedroso Advogados, “o projeto é uma clara interferência do poder público nas atividades de empresas privadas”. Embora a prefeitura tenha a prerrogativa de controlar esse tipo de transporte, “o projeto viola o princípio da livre concorrência”, disse.

De acordo com o projeto, que aguarda a votação na Câmara, o motorista de frota pode se transformar em autônomo desde que compre seu carro. Os dados da Secretaria Municipal dos Transportes comprovam que São Paulo tem 32.800 taxistas cadastrados – 28.600 autônomos e 4.200 trabalham em cerca de 60 empresas frotistas.

Segundo Pedroso, apesar de parecerem absurdas ou exorbitantes as diárias que os motoristas que trabalham nessas empresas tenham que pagar, o mercado comprova que o pacto é legítimo. “Ao vedar esse tipo de atividade comercial o projeto da prefeitura condena todos esses trabalhadores ao desemprego”, afirma.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!