Despesas controladas

Software calcula honorários e ajuda a controlar despesas

Autor

10 de junho de 2002, 11h32

O escritório de advocacia Castro, Barros, Sobral, Vidigal, Gomes Advogados conseguiu informatizar o controle de cobrança dos honorários dos seus mais de 100 advogados. Para tanto, adotou há dois anos, o módulo de faturamento do Sisjuri, uma plataforma projetada para automatizar todas as rotinas de gestão dos escritórios de advocacia, da BCS Informática.

De acordo com Dalmir de Almeida, gerente administrativo e financeiro, o escritório conseguiu reduzir em cerca de 10% as perdas com horas trabalhadas e não computadas. “No fim do mês, o sistema consolida automaticamente o tempo trabalhado para cada cliente, com base nos dados colhidos com a ferramenta de ‘time sheet’ e de acordo com o custo do profissional e a forma de cobrança estabelecida em contrato”, afirma Almeida.

Com a adoção do software, o escritório obteve aumento de 20% na produtividade e ainda conseguiu melhorar a distribuição do trabalho. A solução integrou todas as informações e automatizou a inserção dos dados o que gerou agilidade de acesso aos processos e diminuiu o tempo com preenchimento manual de fichas. Outro fator de otimização foi o sistema de busca dinâmico, feito por código, processo, nome ou parte do nome do cliente.

O aplicativo permitiu a recuperação de perdas, entre 5 e 10%, com despesas reembolsáveis – cartório, viagens, fotocópias e custas – que deveriam ser pagas pelo cliente e não eram cobradas por falhas na prestação de contas. “O volume destas despesas é grande e, se não for bem administrado, torna-se um ralo dentro do escritório”, diz Almeida. O executivo acrescenta que a solução permitiu contabilizar todas as chamadas telefônicas, que agora são imputadas diretamente na conta do cliente.

O escritório conseguiu melhorias na apresentação da fatura que passou a ser mais detalhada e clara, o que facilitou o entendimento e reduziu dúvidas quanto ao que é cobrado. O sistema é utilizado em todas as unidades do Castro Barros com uma única base de dados. Desta forma, é possível que vários advogados trabalhem simultaneamente no mesmo processo, mesmo estando em localidades diferentes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!