Relação bilateral

Brasil e China terão portal de TI para intercâmbio de informações

Autor

26 de julho de 2002, 12h36

Brasil e China acertaram no final da tarde de ontem, em Brasília, um conjunto de ações que vai fortalecer ainda mais a parceria binacional na área da Tecnologia da Informação (TI). A negociação entre os dois países, iniciada no ano passado com a visita de uma missão brasileira à China, foi concluída com sucesso e abrirá uma nova fase na relação bilateral.

Depois de visitar 14 instituições brasileiras de pesquisa, a missão chefiada pelo diretor do Instituto de Tecnologia da Computação da Academia Chinesa de Ciências, Jianping Fan, reuniu-se com a secretaria de Política e Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Vanda Scartezini, para fechar as novas ações conjuntas.

Dentro de pouco tempo, Brasil e China terão um portal específico de TI que vai facilitar o intercâmbio de informações e a comunicação online entre seus pesquisadores. O host do novo portal ficará instalado no Brasil e todas as informações serão disponibilizadas nos dois idiomas.

Durante o encontro de hoje, também ficou acertado a instalação de centros conjuntos de desenvolvimento de softwares em Campina Grande e em Zhu Hai, a realização periódica de seminários conjuntos para estimular a integração dos setores empresarial e acadêmico dos dois países e a criação de um centro virtual de software livre.

A missão chinesa, que está no Brasil desde o dia 15 de julho, visitou várias instituições de pesquisa nas cidades de São Paulo, São Carlos, Campinas, Campina Grande e Brasília.

As informações são de Maurício Cardoso, do site de notícias do MCT.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!