Nova era

TV Justiça começa produção de programas nesta segunda

Autor

15 de julho de 2002, 13h02

A TV Justiça começa a funcionar internamente, nesta segunda-feira (15/7), com reuniões, produção de programas e telejornal. Por enquanto, nada vai ao ar. A fase significa apenas o aquecimento das turbinas do Supremo Tribunal Federal para colocar a programação no ar no dia 11 de agosto, data que marca o início dos cursos jurídicos no Brasil. A partir do dia 5 de agosto, a TV entrará em fase de testes até o início oficial da programção.

O sinal já está no satélite. Para isso, foram cinco meses de muito trabalho, principalmente da equipe de administração do STF. A nova televisão teve um investimento de cerca de US$ 800 mil e deverá ser transmitida em 35 cidades por cabo.

Nesta segunda-feira, o assessor de imprensa do STF, Renato Parente, tem reuniões em São Paulo com a TV Cultura, com a NET e com a Associação Brasileira das TVs por Assinatura. A TV Cultura de São Paulo ficará responsável pela instalação, administração, operação e manutenção da TV Justiça.

A imprensa poderá participar da reunião de pauta sempre das 14h às 15h, de segunda a sexta-feira. A editora-chefe do “Jornal da Justiça” é

Ana Tereza de Senna. De hora em hora serão exibidos boletins com notícias jurídicas — “Justiça Agora”.

Também haverá uma sala da chat, disponível na página da TV Justiça e restrita aos usuários cadastrados. O endereço do site é www.tvjustica.gov.br. Para se cadastrar, basta enviar um e-mail para [email protected], ou ligar para (61) 217.3823, informando nome, órgão, e-mail e senha.

Da mesma forma, serão aceitas sugestões de pauta por e-mail, fax ou

telefone. Na reunião de pauta, será definida a forma de participação de cada correspondente, assim como os responsáveis pelo contato com o jornalismo da TV.

Outra forma de participação é o envio de julgamentos gravados ou a

transmissão ao vivo.

Nesta segunda-feira também começa a trabalhar o âncora das transmissões, Carlos Eduardo Cunha, que vai editar pilotos com material do plenário do STF e de outros tribunais, além de iniciar contatos com aqueles que já manifestaram interesse em exibir suas sessões.

A gerente da TV Justiça é Cláudia Lemos, que ficará responsável pela supervisão de toda a operação no dia-a-dia, coordenando o trabalho das equipes de jornalismo e programação.

Os tribunais interessados em produzir programas na TV Justiça devem solicitar a ficha de cadastramento pela Internet no endereço [email protected] ou pelo telefone (61) 217-3823. Atualmente, mais de 30 órgãos e entidades ligadas ao Judiciário já decidiram que farão parte da programação.

O programa “Trocando Idéias”, do Movimento do Ministério Público Democrático (SP), “Direito em Debate”, (OAB do Rio de Janeiro) e “Justiça para todos”, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, são alguns dos programas já definidos na grade da TV Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!