Contas transparentes

PL que altera padrões contábeis em empresas será votado em agosto

Autor

15 de julho de 2002, 15h58

A Comissão de Economia da Câmara deverá votar, no mês de agosto, o Projeto de Lei 3741/00. O PL propõe alterações nos padrões contábeis das Sociedades Anônimas. O relator do projeto, o deputado Emerson Kapaz (PPS-SP), explica que a proposta foi retirada da pauta de votação da Comissão no primeiro semestre para ser modificada e aprimorada para adequar a contabilidade das empresas brasileiras aos padrões internacionais.

De acordo com Kapaz, o texto pretende aumentar a transparência nos balanços contábeis das empresas para atrair investimentos e evitar fraudes como o da Enron, empresa norte-americana do setor elétrico que apresentava lucros nos balanços, mas na realidade tinha prejuízos. Outras empresas norte-americanas também estão sendo acusadas de fraudes nos balanços contábeis.

O deputado diz que a crise contábil que está acontecendo em diversas empresas mundiais revela a necessidade de regras mais rígidas. “Esses casos, na minha opinião, criam um clima de muita insegurança entre os investidores, que não sabem o que vai aparecer no balanço das empresas”, afirma o deputado.

Depois de votado na Comissão de Economia, o projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Redação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!