Trabalho conjunto

Entidades brasileiras fazem acordos com órgãos de atuação global

Autor

21 de janeiro de 2002, 19h35

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) fechou parcerias com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com o Conselho da Terra. A entidade definiu acordo para troca de informações, desenvolvimento de projetos no país e também para o processo preparatório à Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10).

As parcerias foram definidas na semana passada, durante o primeiro encontro nacional da entidade em 2002, em Goiânia (GO). Durante o evento, a Abema também se propôs a colaborar para a expansão no Brasil da Rede de Videotecas Ambientais para América Latina e Caribe conduzido pelo PNUMA.

Na reunião, estiveram presentes o gerente de Informação do escritório regional do PNUMA para América Latina e Caribe, Rody Onãte Zúñiga, o coordenador de Meio Ambiente da representação da Unesco no Brasil, Celso Salatino Schenkel, e a diretora executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra, Mírian Vilela.

A Abema, aliou-se ainda à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) órgão regional vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). A idéia é dar início a um processo conjunto em torno da Semana Interamericana da Água/Semana da Água 2002, que acontecerá em outubro, ampliando o evento para todos os Estados brasileiros.

Para o presidente da Abema, Claudio Langone, a importância dos acordos firmados se refletirá no incremento da gestão ambiental praticada no país e no fortalecimento institucional da entidade. Além disso, as parcerias visam reforçar o papel do Brasil no processo preparatório à Rio+10, que corre risco de enfraquecimento com o cenário mundial após os atentados ao World Trade Center, nos Estados Unidos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!