Buraco no caminho

Justiça manda município indenizar por causa de buraco na rua

Autor

16 de janeiro de 2002, 11h09

Buracos em vias públicas que causam estragos em carros geram indenização. O entendimento é do juiz da 3ª Vara da Fazenda Municipal de Belo Horizonte, Fábio Maia Viani, que mandou o município pagar R$ 500,00 para um aposentado que teve seu carro danificado por causa de um buraco.

De acordo com o juiz, a simples ausência do serviço de reparação da via pública, além de violar o princípio constitucional da eficiência, acarreta o dever de indenizar.

Segundo o aposentado, em março de 1999, foi surpreendido por um buraco na pista, que causou grande impacto no seu veículo. Dois pneus estouraram e outros danos no veículo foram provocados pela queda no buraco.

O município alegou não ser parte legítima para responder a ação. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) seria a entidade da administração pública responsável pelas obras feitas no município. A defesa também atribuiu a culpa pelo acidente ao aposentado.

Para embasar a decisão, o juiz citou o artigo 193 da Lei Orgânica de Belo Horizonte que outorga ao município a incumbência de planejar, coordenar, executar e controlar a prestação de serviços públicos relativos ao sistema viário municipal. O juiz afirmou, ainda, que o município não apresentou provas da alegada culpa do aposentado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!