Bancos populares

Deputado quer equiparar funcionários de lotéricas a bancários

Autor

15 de janeiro de 2002, 19h50

Os trabalhadores das casas lotéricas podem ser equiparados a funcionários de bancos. É o que prevê o Projeto de Lei do deputado federal Pedro Fernandes (PFL-MA). “Na prática, essa categoria poderá se filiar aos sindicatos dos bancários e obter as conquistas trabalhistas daquela carreira”, explicou Fernandes.

Atualmente, muitos dos serviços bancários são feitos pelas lotéricas, que prestam serviços como pagamentos de contas de luz, água, telefone e aberturas de contas de poupança. Os estabelecimentos já receberam o apelido de “bancos populares”.

O autor da proposta, ex-bancário, afirma que a equiparação dos empregados das duas categorias vai regularizar a situação dos trabalhadores das lotéricas. Eles não possuem sindicato e nem legislação específica.

O deputado apontou um movimento do governo no sentido de direcionar a atividade dos bancos às operações no atacado e aos caixas eletrônicos. Para as pequenas transações, a sociedade terá que recorrer às lotéricas. “Então vamos qualificar os empregados desse negócio, reconhecendo sua jornada de trabalho e outros direitos”, afirmou Fernandes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!