Coluna do Rio

Custas judiciais sobem 7,5% no Rio de Janeiro

Autor

2 de janeiro de 2002, 8h11

A Tabela de custas judiciais no Rio de Janeiro será reajustada este mês. As custas subirão 7,5%.

A corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu usar a Ufir-RJ. Anteriormente, era utilizado o IGPM, da Fundação Getúlio Vargas.

Briga judicial

Aproximadamente três mil ex-empregados da filial brasileira da IBM entraram na Justiça para pedir reintegração ao programa de previdência complementar da empresa.

Se ganharem, vão receber uma bolada mensal de R$ 4,5 milhões. Sete ex-empregados já venceram a ação no STF.

Golpes combatidos

O Brasil ganhará uma filial com o Special Investigation Units, órgão que combate golpes contra seguradoras.

No Brasil, as fraudes representam 25% do total de sinistros. As 14 maiores seguradoras do país querem baixar este índice para 10%.

Economia no TST

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Almir Pazzianotto, envia nos próximos dias R$ 24 milhões ao Tesouro.

A verba é referente a economia feita no Orçamento de 2001 do TST, principalmente na folha de pessoal.

Direitos iguais

A atriz Lucélia Santos e o cantor Gilberto Gil assumiram a luta pela aprovação do projeto que concede aos casais homossexuais servidores públicos estaduais direitos iguais aos dos heterossexuais para fins previdenciários. A matéria aguarda sanção do governador Garotinho.

Amélia segura casamento

Pesquisa da Universidade Oxford confirma questões abordadas na música “Amélia”. O estudo mostra que as mulheres que não trabalham têm mais condições de manter o casamento do que aquelas estão empregadas.

Segundo a pesquisa, as separações judiciais entre as que trabalham giram em torno de 27%. Entre as mulheres que se transformaram em ‘Amélias’, o índice de separação é de apenas 8%.

Domínio feminino

As mulheres estão cada vez mais expandindo seus domínios. Um levantamento mostra que o sexo feminino predomina na Justiça fluminense.

De total de 11 mil servidores, elas representam 62%. A maioria tem entre 31 e 40 anos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!