Adins provisórias

Ações que questionavam MP reeditada várias vezes são arquivadas

Autor

14 de fevereiro de 2002, 20h13

Ações apresentadas contra Medidas Provisórias que foram alteradas e, portanto, não guardam mais relação direta com o texto em vigor, não devem ter seguimento. Com esse raciocínio, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Néri da Silveira arquivou duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade que questionavam a Medida Provisória 2.186-16 que trata do meio-ambiente.

A versão da MP de 23 de agosto de 2001, ainda regulamentava a Convenção sobre Diversidade Biológica assinada pelo Brasil na Eco-92.

De acordo com o ministro, o arquivamento das ações não impede o ajuizamento de novas ações contra a Medida Provisória.

As ações, ajuizadas pelo Partido Comunista do Brasil, Partido dos Trabalhadores e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), se opunham a alguns dispositivos do texto original da Medida (MP 2.052, de 29/06/00) sobre o acesso ao patrimônio genético do país.

O objetivo comum das entidades, era tentar tapar brechas à biopirataria. O artigo 14 permitia “o ingresso em terra indígena, área pública ou privada para acesso a recursos genéticos” sem a prévia anuência da comunidade indígena ou dos proprietários, bastando que houvesse “relevante interesse público”.

As entidades entendem que as terras, de usufruto dos índios de acordo com a Constituição, só poderiam ser disponibilizadas por meio de lei complementar, e não por uma “autoridade competente”.

Durante as reedições, todos os artigos foram modificados ou suprimidos do texto, o que ensejou emendas às petições iniciais das Adins. Esses aditamentos não foram aceitos pelo relator devido às alterações aos artigos. A jurisprudência do tribunal é no sentido de só aceitar a continuidade da ação caso haja “identidade substancial e formal da norma reeditada”.

Adins 2.246 e 2.289

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!