Fórum Social

Grupo lança livro sobre preconceito contra homossexuais

Autor

1 de fevereiro de 2002, 15h40

A editora Sulina e o grupo Nuances lançam neste sábado (2/2), o livro “Homossexualidades, cultura e política”. A obra será lançada no Centro de Eventos da PUC, durante o Fórum Social Mundial que acontece em Porto Alegre (RS).

O livro trata do preconceito sofrido pelos homossexuais, através de artigos de diversos autores, entre eles, juristas, sociólogos, antropólogos e filósofos.

Os autores dos artigos são Paulo Gilberto Cogo Leivas, Roger Raupp Rios, Kathrin Rosenfield, Ítalo Mariconi, Carmen Silveira de Oliveira, Luiz Eduardo Soares, Marcos Renato Benedetti, Célio Golin e João Silvério Trevisan.

Em seu artigo, o procurador da República Cogo Leivas relata a luta pelo reconhecimento das relações homossexuais no país, através de uma ação civil pública proposta pelo Grupo Nuances e ajuizada pelo Ministério Público Federal.

A sentença da Justiça Federal obrigou o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a conceder os benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão a companheiro ou companheira de homossexual, em todo o país, independentemente da data de ocorrência do óbito ou encarceramento do segurado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!