Consultor Jurídico

Análise entregue

Brindeiro entrega pareceres sobre acusado de tráfico de drogas

O Supremo Tribunal Federal recebeu dois pareceres do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, em duas Reclamações ajuizadas por Leonardo Dias de Mendonça. Ele é acusado por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e participação no crime organizado.

Nas duas Reclamações, Mendonça alegou usurpação da competência do STJ pelo juiz da 5ª Vara Federal Criminal de Goiás. Segundo ele, as investigações policiais apontam o possível envolvimento de autoridades, o que lhes garantiria foro privilegiado por prerrogativa de função no Supremo.

Brindeiro opinou pelo indeferimento dos dois pedidos. Segundo ele, "com a instauração do Inquérito 1871, que tramita perante o Supremo Tribunal Federal, não se vislumbra, até o presente momento, a prática de atos que importem usurpação da competência do Superior Tribunal de Justiça pelo juiz da 5ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Goiás".

Mendonça também é apontado como um dos envolvidos na chamada "Operação Diamante" - trabalho feito por uma força-tarefa de combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

Os pareceres foram encaminhados ao ministro Sydney Sanches, relator dos dois pedidos.

RCL 1.329

RCL 2.242




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 26 de dezembro de 2002, 18h11

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/01/2003.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.