O ensino jurídico no Brasil deve dar um salto em tecnologia a partir de janeiro e proporcionar facilidades para a vida de quem quer fazer cursos de qualidade sem precisar sair de sua própria cidade.
O primeiro canal de TV digital plus dirigido pelo professor Luiz Flávio Gomes, doutor em Direito Penal pela universidade Complutense de Madrid, começará a funcionar com dedicação exclusiva para o aprendizado jurídico. Os cursos serão transmitidos por satélite ao vivo, com a garantia da Embratel, para 26 cidades do país.
"No Brasil, apesar da enorme quantidade de bacharéis em Direito - 62 mil formados só no ano de 2001 - há 620 cursos em funcionamento. Nunca tivemos um canal de televisão centrado unicamente no ensino jurídico. Aliás, em toda a América Latina, que produz quase 100 mil bacharéis por ano, essa experiência é ainda bastante incipiente. Mas tudo tende a mudar", prevê o professor.
Luiz Flávio disse que as dificuldades de acesso físico e econômico, por exemplo, serão sanados com a nova tecnologia implementada por meio de uma parceria entre o Prima, IELF e Embratel.
As aulas dos cursos serão dadas em um local determinado previamente em cada cidade. Serão salas de aulas devidamente preparadas para os cursos.
Segundo Luiz Flávio, a parceria nasceu para democratizar o acesso do ensino jurídico no país. Ele explica que todos os cursos serão ao vivo pela Internet ou por satélite. Também já garante que em breve será a vez da Escola on-line.
As perguntas serão feitas por fax ou e-mail. "O desafio é não deixar nenhuma pergunta sem resposta", disse. Todos os cursos regulares serão apostilados e ministrados com metodologia apropriada para a aprendizagem por via satélite e em tempo real.
Dois cursos em vista
Por enquanto, já há dois cursos preparatórios - para carreiras jurídicas e para o exame da OAB. Serão cursos monográficos aos sábados assim como temáticos e pontuais.
O lema nos cursos preparatórios para carreiras jurídicas é "5 anos em 1". O professor explica que em um ano será feita uma revisão completa e atualizada de todo o conteúdo ministrado nas faculdades.
O IELF e o Prima também firmaram convênio com Universidades estrangeiras para promover, no Brasil e na América Latina, cursos de pós-graduação. Universidades brasileiras fazem parte dessa parceria. Entre elas, a Unisul-Universidade do Sul Catarinense e faculdades de Direito como a de Dourados-MS e de Divinópolis-MG.
Outras informações sobre os curso podem ser obtidas pelo site www.ielf.com.br ou pelo telefone 0xx11.32580044.
Veja a relação das cidades brasileiras que participam do convênio:
Andradina-SP, Araçatuba-SP, Araranguá-SC, Araraquara-SP, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Divinópolis-MG, Dourados-MS, Florianópolis-SC, Goiânia-GO, Ji-Paraná-RO, Londrina-PR, Manus-AM, Marília-SP, Natal-RN, Palhoça-SC, Piracicaba-SP, Porto Velho-RO, Presidente Prudente-SP, São Bernardo do Campo-SP, Sorocaba-SP, Teresina-PI e Tubarão-SC.
Conheça os conferencistas que participam do curso sobre novo Código Civil
Conferencistas e Temas:
Dia 29/1, às 19h:
Parte Geral Do Novo Código Civil
Pablo Stolze Gagliano: juiz de Direito na Bahia, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, do Ielf, do Juspodivum (BA) e dos cursos de extensão da Faculdade Autônoma de Direito de SP.
Dia 30/1, às 19h:
Direito De Família
Luiz Edson Fachim: professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná
Dia 30/1 às 20h40:
Direito Das Sucessões
Silvio De Salvo Venosa: ex-juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, professor da Faculdade Autônoma de Direito de SP, advogado do escritório Demarest e Almeida (SP)
Dia 31/1 às 19h:
Responsabilidade Civil
Renan Lotufo: professor titular de Direito Civil da Puc-SP
Dia 31/1 às 20h40:
Dos Contratos No Novo Código Civil
Sylvio Capanema: desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio De Janeiro.
Dia 1/2 às 8h30:
Das Obrigações
Rui Stocco: desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Dia 1/2 às 10h:
Direitos Reais
Prof. Arruda Alvim: Ex-desembargador do Tribunal de Justiça de SP, Professor da PUC e da Faculdade Autônoma de Direito de SP.
Comentários de leitores
0 comentários
Comentários encerrados em 31/12/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.