Porta errada

STF manda arquivar ADI sobre funcionamento do comércio no DF

Autor

29 de agosto de 2002, 18h06

Quando uma lei municipal,que dispõe sobre assunto de interesse local, estiver em confronto com o texto da Constituição Federal, o Supremo Tribunal Federal não é instância competente para apreciar Ação Direta de Inconstitucionalidade. O entendimento é do ministro Carlos Velloso, ao apreciar a Ação Direta de Inconstitucionalidade. A decisão foi baseada em vários julgamentos anteriores(ADI 209, ADI 611, ADI 1375, ADI 1812).

O ministro não deu seguimento da ação impetrada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) contra lei do Distrito Federal (Lei nº 2.802/01). A lei proibia o funcionamento do comércio local nos dias de domingo e feriados.

Segundo Velloso, o pedido da CNC é inadmissível por falta de possibilidade jurídica. O ministro fundamentou sua decisão no fato de que o Distrito Federal tem competências legislativas reservadas aos estados e municípios (artigo 32, parágrafo 1º, CF). Portanto, compete ao DF legislar sobre assunto de interesse local, como o funcionamento de seu comércio em dias especiais.

No entanto, lei distrital com esta característica não é suscetível de ser analisada pelo STF. Compete ao Supremo julgar ADI somente de lei ou ato normativo federal ou estadual que fere a Constituição Federal.

Na situação exposta, embora a Lei Distrital nº 2.802/01 tenha proibido as atividades comerciais nesses dias da semana, os comerciários continuam a trabalhar normalmente nos domingos e feriados. Foi feito um acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio do DF em que a categoria aceita o trabalho extra.

Conforme informações anexadas ao processo pela CNC, o acordo entre patrões e empregados está valendo desde 1º de novembro de 2001 e vale até 31 de outubro deste ano.

ADI 2.560

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!