Futebol em destaque

Especialistas em Direito Esportivo analisam o negócio futebol

Autor

9 de agosto de 2002, 16h35

Especialistas em Direito Esportivo se reunirão, na segunda-feira (12/8), na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, para discutir “O Negócio Futebol”. Eles vão debater a exploração das imagens dos atletas, a exploração econômica das modalidades esportivas, a transformação dos clubes em empresas e os direitos dos atletas profissionais.

O ministro dos Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, fará a abertura. O primeiro painel será das 9h30 às 10h45 e tem como temas “A Exploração da Imagem do Atleta Profissional e sua Relação com o Contrato de Trabalho” e “Marketing Esportivo”.

O moderador será o diretor da FGV-EAESP, Francisco S. Mazzucca. Os expositores serão o advogado especializado em Direito do Trabalho e professor de Direito da FAAP/SP, Carlos Eduardo Ambiel, e o advogado especializado em Propriedade Intelectual, Walter Godoy dos Santos Júnior. Os debatedores serão o presidente do Conselho Curador da Fundação Gol de Letra, Leonardo Nascimento do Araújo, e Armando Ferrentini, da Editora Referência.

O segundo painel, das 11 horas às 12h15, abordará “A Exploração Econômica do Futebol Profissional” e “Fontes de Receitas e Expectativas de Negócios”. O moderador será o sócio do escritório Felsberg, Thomas Benes Felsberg. O expositor será o professor e coordenador do curso de Administração para profissionais do esporte da FGV-EASP, Antônio Carlos Kfouri Aidar.

Os debatedores devem ser o vice-presidente da Pelé – Pró Promoções e Empreendimentos Ltda, Celso Santos Grellet, e o ex-presidente da Hicks, Muse, Tate & Furst HTML no Brasil, Richard Law.

O evento continua na parte tarde com o terceiro painel: “Clube Empresa” e “Investimentos no Futebol”. O moderador será o presidente da Liga Sul-Minas, Fernando Antônio Carvalhal de Miranda, e o expositor, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Luiz Roberto Martins Castro.

Os debatedores serão Ricardo Madrona Saes e Paulo Sigaud Cardozo – ambos sócios do escritório Felsberg – e Alexandre Kalil, presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Mineiro.

“O Instituto do Passe”, “Os Direitos do Atleta Profissional” e “Agentes da Fifa” serão os assuntos discutidos no quarto painel, das 15 horas às 16h15. O tema deve ser exposto pelo professor titular de Direito do Trabalho da USP e sócio do escritório Felsberg, Nelson Mannrich.

O moderador do painel deve ser o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o advogado Almir Pazzianoto Pinto. Os debatedores serão o diretor-presidente da Fundação Gol de Letra e Gerente de Futebol do São Paulo F. C., Raí Vieira de Oliveira, e o ex-jogador profissional de futebol e atual agente da Fifa, Cláudio Guadagno.

O quinto painel tratará dos “Direitos de Transmissão” e “Mídia Eletrônica”. O expositor será o diretor executivo da Globo Esportes, Marcelo de Campos Pinto. O moderador será o secretário executivo do Ministério dos Esportes e Turismo, José Luiz Portella Pereira. O debatedor será o jornalista e professor da Universidade São Marcos, Flávio Prado.

O encerramento do evento acontece às 18 horas e será feito pelo presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar, que também é sócio do escritório Felsberg.

O evento é promovido pelo escritório Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar Advogados e Consultores Legais. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e a renda será revertida para a Fundação Gol de Letra.

Mais podem ser obtidas no site www.felsberg.com.br ou pelos telefones (0 xx 11) 3141-9100 e (0 xx 11) 3141-3629, com Priscila Freitas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!