Direitos Humanos

Centro americano de defesa dos direitos humanos visita o Brasil

Autor

30 de abril de 2002, 13h36

Os diretores do Centro de Direitos Humanos Memorial Robert Francis Kennedy, com sede em Washington (EUA), chegaram ao Paraná essa semana. Eles visitarão acampamentos de sem-terra, áreas de conflitos pela posse da terra e entidades ligadas à luta pelos direitos humanos.

Os diretores, Todd Howland e Kimberly Stamtonm, também participarão de audiência com a Procuradora-Geral de Justiça, Maria Tereza Uilli, e o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Ladislau Biernaski.

No ano passado, o Centro RFK premiou o advogado Darci Frigo por sua luta em favor dos direitos humanos dos trabalhadores rurais sem terra do Paraná. Os representantes do Centro visitarão outros três Estados (Pará, Pernambuco e Paraíba) e participarão de audiências com autoridades em Brasília.

O objetivo das visitas é conhecer a realidade dos direitos humanos nestes Estados e pressionar as autoridades responsáveis. Além disso, a visita possibilitará que se estabeleça uma ligação entre o Centro RFK e a comunidade internacional.

O Centro RFK mantém status de consultor da ONU, elabora e publica relatórios, promove campanhas, faz denúncias e incentiva governos e organizações internacionais a defenderem os direitos humanos.

Aproveitando a visita do Centro RFK ao Paraná, a Comissão Pastoral da Terra e o Centro de Justiça Global divulgam, nesta terça-feira (30/04), o relatório “Na Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos no Brasil-1997-2001”. O relatório foi elaborado pelo Centro de Justiça Global e pela ONG irlandesa Front Line.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!