Direitos em jogo

Vendedora de jogo do bicho quer receber direitos trabalhistas

Autor

29 de abril de 2002, 9h55

Vendedores de bilhetes de jogo do bicho devem receber férias, 13º salário, FGTS, salário-maternidade e outros direitos trabalhistas? A questão deverá ser respondida pela Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho nos próximos dias. O relator do recurso é o ministro José Simpliciano Fernandes. A primeira e segunda instâncias já decidiram que uma vendedora de bilhetes tem direitos trabalhistas apesar de o jogo do bicho ser uma atividade ilícita.

O TST está examinando uma reclamação trabalhista contra a Paratodos, organização que explora o jogo do bicho em diversas partes do país. A Justiça trabalhista deverá definir se esse tipo de atividade está sujeita à legislação trabalhista. Na última sessão da Turma, o ministro Luciano de Castilho pediu vista.

A reclamante é Vera Lúcia de Miranda, de Natal (RN). Ela quer receber indenização relativa a férias, 13º salário, FGTS, multa contratual e salário-maternidade pelo tempo de serviços prestados à organização do bicho, que não assinou sua Carteira de Trabalho e se nega a reconhecer os direitos reclamados. A vendedora comprovou ter trabalhado de 1995 a 1999 em atividade de agenciamento de apostas do jogo do bicho.

Embora o jogo do bicho seja considerado atividade ilícita e contravenção penal, a 2ª Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho de Natal condenou a Paratodos – que tem registro comercial e endereço fixo à rua de nome Dr. Mário Negócio, bairro do Alecrim, em Natal – a pagar os direitos reclamados.

A defesa de Vera Lúcia está reclamando verbas rescisórias no valor de R$ 8,4 mil, com base num salário de R$ 390,00. Ela alega que recebia esse salário em fevereiro de 1999 quando foi dispensada.

De acordo com a 2ª Junta de Conciliação, “não há descaracterização de relação de emprego de modo a afetar a aplicabilidade da legislação consolidada, visto que não se pode considerar, em face de ilicitude da atividade, que seus empregados estejam desamparados, premiando a empresa que, além de fugir das obrigações fiscais e previdenciárias, também não é compelida a cumprir as leis trabalhistas”.

A Paratodos recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Rio Grande do Norte). O TRT-RN manteve a sentença de primeira instância que condena a banca ao pagamento dos direitos.

A defesa da Paratodos argumenta que o jogo de bicho, “sendo uma atividade ilícita e apesar de aceita por toda a população, não é reconhecida pelos órgãos do governo, o que a impede de assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) daqueles que a exercem”. A banca de bicho insiste na alegação de que, por ser ilícita sua atividade, torna-se impossível o reconhecimento de vínculo empregatício.

Os juízes da primeira e segunda instâncias afirmaram que a Paratodos não pode se esconder atrás da ilicitude para utilizar o trabalho de uma pessoa de forma permanente e assalariada sem que se estabeleçam relações de trabalho nessas atividades.

“Não obstante a ilicitude da atividade desenvolvida pela reclamante (Paratodos), tolerada pelos usos e costumes de nossa sociedade, esta prestação de serviços permanente, remunerada e sob sua dependência. A despeito destas considerações, é a autora (Vera Lúcia de Miranda) empregada, dentro do contrato-realidade, não podendo, pois, a empregadora beneficiar-se da própria torpeza”, afirmou o TRT da 21ª Região.

A decisão sobre o recurso de revista interposto pela Paratodos contra o acórdão do TRT-RN deve ser anunciada nas próximas sessões da Segunda Turma do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!