Capacitação profissional

Justiça Global treina advogados para proteção de direitos humanos

Autor

29 de abril de 2002, 18h23

O Centro de Justiça Global, organização não-governamental sediada no Rio de Janeiro e em São Paulo, abriu processo de seleção para escolher três advogados para participar do seu Programa de Capacitação em Mecanismos Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos “Marcio Baccarin Possebom “. A inscrição pode ser feita até o dia 10 de maio.

O programa é um estágio intensivo de seis meses nos escritórios da ONG. Durante o estágio, os participantes farão pelo menos uma viagem de investigação no Brasil. No final, os escolhidos viajarão para Washington, EUA, para acompanhar o trabalho da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os participantes do programa receberão uma bolsa no valor de R$ 1mil para cobrir a estadia de seis meses no Rio ou São Paulo. As despesas com as viagens, nacionais e internacionais, serão custeadas pela ONG.

O objetivo do programa é capacitar advogados que trabalham em ONGs e movimentos sociais de proteção internacional dos direitos humanos. Durante o estágio, os participantes aprenderão a elaborar petições e representar vítimas perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, assim como perante os mecanismos especiais da Comissão de Direitos Humanos da ONU.

Os participantes também estudarão técnicas de comunicação para divulgar os casos investigados na mídia nacional e internacional. São pré-requisitos para a seleção: trabalhar na defesa dos direitos humanos no Brasil, ter vínculo com uma organização não-governamental ou movimento social, ser bacharel em direito, ter disponibilidade para residir por seis meses no Rio de Janeiro ou em São Paulo e para realizar viagens internacional e nacionais.

O resultado do processo de seleção será divulgado até o dia 20 de maio de 2002. O início do trabalho está previsto para o dia 15 de junho de 2002.

Outras informações podem ser obtidas no site da Justiça Global

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!