Arquitetura jurídica

Machado-Meyer lança títulos da Cemig na Bolsa de Nova York

Autor

28 de setembro de 2001, 17h41

Dois grandes negócios envolvendo empresas brasileiras foram conduzidos esta semana pelo escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice nos Estados Unidos e na Europa.

O primeiro foi o lançamento de American Depositary Receipts (ADRs) nível 2, da Companhia Energética de Minas gerais na Bolsa de Valores de Nova York. O outro é o memorando de entendimento entre a Cia. Suzano de Papel e Celulose e o grupo português Sonae que resultará num investimento de 230 milhões de euros.

O investimento da Suzano credencia a empresa brasileira a participar da compra da estatal portuguesa Portucel, que está prestes a ser privatizada.

A Cemig é a primeira empresa brasileira a fazer o lançamento de ADRs após do ataque terrorista, em 11 de setembro. O advogado Carlos Melo, do MMSO, coordenou o trabalho jurídico para colocação destes papéis. A Companhia mineira é uma das maiores e mais importantes concessionárias de energia elétrica do Brasil, por sua posição estratégica, competência técnica e mercado atendido.

A área de concessão da Cemig cobre cerca de 96% do território de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil, correspondendo a 560 mil km2, o equivalente à extensão territorial de um País do porte da França. Nessa área de concessão, a Cemig possui 41 usinas de geração, com base predominante hidrelétrica, que produz energia elétrica para atender a 17 milhões de pessoas em 774 municípios de Minas Gerais.

As negociações da Cia. Suzano de Papel e Celulose com o grupo português Sonae foram conduzidas pelo advogado José Samurai Saiani. O interesse da empresa brasileira é o reforçar sua presença mundial e obter melhores condições de competição no mercado global.

O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice – Advogados, constituído em 1972, já conta com cerca de 250 advogados voltados para o amplo espectro do direito empresarial. O escritório tem sede em São Paulo e filiais em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Nova York e Curitiba. Segundo informa sua assessoria, o escritório também mantém estreito relacionamento com outros parceiros nas principais cidades do Brasil e em outros países, particularmente nos Estados Unidos, na Inglaterra e nos países integrantes do Mercosul.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!